23 de dezembro de 2024
Goiânia

Com o frio, Assistência social intensifica ajuda a moradores de rua em Goiânia

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) iniciou nesta quarta-feira um plano emergencial com objetivo de ajudar as pessoas em situação de rua durante o período de frio intenso registrado na Capital. Além de intensificar o trabalho de abordagem a essas pessoas, a Semas aumentou, em regime emergencial, o número de vagas nas três unidades administradas por ela: Complexo 24 Horas, Centro Pop e Casa da Acolhida, e a campanha do agasalho, que se encerraria no dia 31 de julho, foi prorrogada. Goiânia registrou nesta quarta-feira, 19, a menor temperatura do ano, quando os termômetros marcaram 8,6ºC na madrugada.

Durante esse período, três equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), com o efetivo de 25 pessoas, vão, diuturnamente, fazer as abordagens às pessoas em situação de rua em Goiânia e toda e qualquer pessoa que quiser será acolhida. Dessa forma, só existirá alguém em situação de rua passando frio se não aceitar o atendimento.

Para conseguir atender à demanda das pessoas em situação de rua, a Semas está disponibilizando, em regime emergencial, 350 vagas, nas três unidades administradas por ela: Complexo 24 Horas, Centro Pop e Casa da Acolhida, onde as pessoas irão receber alimentação e cobertores, podendo passar toda a noite sem se preocupar com o intenso frio da madrugada.

A secretária de Assistência Social, Márcia Pereira Carvalho, informa que a Campanha do Agasalho, que estava prevista para acabar no dia 31 de julho, se estenderá até meados de agosto ou enquanto essa frente fria permanecer. Dessa forma, a Semas continua recebendo doações de cobertores nos três postos de arrecadação, Centro Pop, Casa da Acolhida e na sede da Secretaria, no Setor Aeroporto.

Durante a intensificação de ação do “Projeto Acolher e Aquecer” da Secretaria Municipal de Assistência Social, os telefones de plantão do SEAS (62) 98414 8997 e (62) 3254-7389 estarão disponíveis para que a população possa denunciar ou mesmo solicitar equipe para atender pessoas em situação de rua.


Leia mais sobre: Goiânia