Aparecida de Goiânia planeja zerar a fila de espera por exames de tomografia e ressonância magnética. O objetivo deve ser alcançado após a entrega de dois novos aparelhos de tecnologia de ponta em exames de diagnóstico por imagem no Hospital Municipal da cidade, o HMAP.
Os equipamentos (um tomógrafo computadorizado e uma ressonância magnética) chegaram na unidade de saúde na última segunda-feira, 25. Também foram entregues duas novas ambulâncias de suporte básico para o transporte de pacientes no município.
O secretário municipal de saúde, Alessandro Magalhães, afirmou que os dois equipamentos são de última geração no mercado e que o HMAP é o único hospital público em Goiás que possui um tomógrafo com essa tecnologia avançada. O aparelho teve um custo de R$ 2,02 milhões e tem capacidade para realizar até 100 exames por dia.
Já a nova ressonância magnética teve um investimento de R$ 2,79 milhões por parte da administração pública e tem capacidade para 800 exames mensais funcionando ininterruptamente todos os dias da semana e atendendo os pedidos de exames das unidades de urgência e emergência da cidade.
Ao adquirir os novos equipamentos, a prefeitura de Aparecida de Goiânia poderá reduzir o tempo de espera por exames, agilizar diagnósticos e garantir mais conforto, segurança e qualidade aos profissionais e pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, os aparelhos vão beneficiar também os pacientes que realizam exames por agendamento e que muitas vezes tinham que ser encaminhados para Goiânia para realizar diversos tipos de diagnóstico: “Aumentamos significativamente a independência da nossa rede em relação à capital, o que contribuiu não apenas para o conforto de nossos usuários, mas também para o fluxo de pacientes no Estado.”
O prefeito Gustavo Mendanha ressaltou que o foco é atender bem à população, não só no HMAP, mas em toda as unidades de saúde municipal. Por isso, a prefeitura está trocando toda a frota de veículos da Secretaria de Saúde (SMS) e adquirindo equipamentos de última geração “Trabalhamos muito e temos investido além do que é responsabilidade do governo municipal, investimos em média de 20% a 22% dos nossos recursos mensalmente para colocar a Saúde aparecidense no nível da saúde particular que temos no Brasil”, enfatizou.
Leia mais sobre: Cidades