A Prefeitura de Goiânia anunciou, nesta segunda-feira (8), a abertura de 20 a 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para tratamento da Covid-19. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que afirmou que a ampliação da rede foi possível graças ao credenciamento de novos profissionais da saúde, iniciado no último sábado (6).
De acordo com a pasta, os leitos serão disponibilizados na rede pública municipal já a partir desta terça-feira (9), no Hospital das Clínicas Covid (HCC).
Ainda conforme a SMS, Goiânia abriu, em dois meses, 118 vagas de UTI exclusivas para pacientes com Covid-19. Apesar de o número ser o maior já registrado até hoje para a categoria, o alastramento dos casos exige expansão do atendimento, para evitar o colapso hospitalar no município.
Durante entrevista coletiva na manhã de hoje, o secretário de saúde, Durval Pedroso havia afirmado sobre a perspectiva de ampliação de 100 unidades, sendo 50 em UTI e 50 em enfermarias, com o credenciamento dos profissionais e a chegada de equipamentos.
A SMS ressalta que a abertura de leitos, especialmente de UTI, demanda não somente espaço físico e equipamentos, mas principalmente recursos humanos. Por esta razão, a Administração do município abriu o credenciamento emergencial para profissionais em diversas áreas da Saúde.
Leia mais sobre: Leitos de UTI / Prefeitura de Goiânia / Secretaria Municipal de Saúde / SMS / Taxa de Ocupação - Leitos covid-19 / Cidades / Destaque 2