19 de novembro de 2024
Cidades

Com novos caminhões, prefeitura espera dobrar capacidade da Coleta Seletiva

Veículos entregues pela prefeitura nesta terça (Foto: Twitter Prefeitura Gyn)
Veículos entregues pela prefeitura nesta terça (Foto: Twitter Prefeitura Gyn)

Novos caminhões passam a ser utilizados pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) para recolher o lixo reciclável na capital, por meio da Coleta Seletiva. A quantidade de veículos não muda: 16 caminhões. O que altera é a capacidade de recolhimento. Atualmente cada caminhão recolhe até 24 metros cúbicos de materiais. Os novos veículos são maiores e podem coletar até 45 mil metros cúbicos, praticamente dobrando a capacidade de recolhimento. Por mês são coletadas na cidade cerca de 3 mil toneladas de material reciclável.

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), fez a entrega oficial dos veículos na manhã desta terça-feira (15), em ato simbólico realizado na área externa do Paço Municipal. Ele declarou que a intenção é que a administração consiga ter bom nível de eficiência, gastando a menor quantidade de recursos.

“Além de melhorar, nós vamos até reduzir a despesa. Um veículo vai transportar o dobro e o custo é o mesmo que se gastava com os caminhões anteriores. A preocupação da administração é fazer muito com pouco dinheiro, até que a situação financeira do país mude e a arrecadação de tributos melhore para que possa avançarmos em outras áreas da administração”, destacou o prefeito.

Segundo o presidente da Comurg, Denes Pereira (PRTB), Goiânia tem índices superiores à média nacional no que se refere a Coleta Seletiva. Enquanto a média Brasil é de 4%, na capital se recolhe 7,5%.

Para participar do projeto, a população deve fazer a separação dos resíduos (papel, plástico, metal e vidro) em um único recipiente/saco e deixar o material reciclável na porta de sua casa no horário e dia indicado, para que o caminhão colete e leve até as cooperativas de catadores. A lista com os bairros, dias e horários da Coleta Seletiva pode ser conferida no site da Prefeitura no link “Goiânia – Coleta Seletiva”.

Outros veículos

Além dos caminhões para a Coleta Seletiva, a Comurg recebeu três caminhões para trituração de galhos. O presidente da Comurg, Denes Pereira declarou que o material triturado será utilizado para fazer adubo. Ele argumentou que o triturador facilitará a realização de atividades operacionais da companhia.

“Nós estamos adquirindo mais três trituradores onde vai utilizar e melhorar demais a operação. Um triturador faz o serviço de dez viagens de caminhões ao aterro. Vamos ainda fazer a compostagem e fazer adubo deste material para ser utilizado nas nossas praças”, disse.

A Comurg também recebeu quatro ambulâncias que serão utilizadas para prestar socorro aos 35 mil servidores da companhia. Foram entregues 32 novas kombis com carretinhas para evitar o transporte de funcionários e maquinários no mesmo ambiente.

“Existia algumas situações em que trabalhadores estavam sendo transportados com maquinários, foram disponibilizadas mais 32 kombis com carretinhas para melhorar a eficiência do trabalho”, explicou.

Os veículos fazem parte do contrato da Prefeitura de Goiânia com a ITA. A empresa loca veículos para diversas áreas da administração municipal Segundo a prefeitura não há custo extra para o Município, que a colocação de novos veículos já fazem parte do atual contrato de locação.

Outras áreas

Na mesma ocasião, a Guarda Civil Metropolitana (CGM) recebeu 11 viaturas e um micro-ônibus. As novas viaturas vão substituir algumas as antigas. Segundo o contrato de locação a cada dois anos devem ser trocadas.

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) recebeu uma máquina que será utilizada para produção de asfalto na Capital.


Leia mais sobre: Cidades