Quando o governador Ronaldo Caiado (DEM-GO) se dirigiu na madrugada desta sexta-feira (02/04) à Central Estadual da Rede de Frio da Secretaria do Estado de Saúde (SES-GO), no Jardim Santo Antônio, mais do que recepcionar as 266.800 doses de novas vacinas contra a Covid-19, também estava recebendo o lote que faria o estado ultrapassar o primeiro milhão de imunizantes recebidos.
No total, são 1.233.780 doses recebidas desde o dia 18 de janeiro, quando o Plano Nacional de Imunização teve seu ínicio. Nesse lote foram 25.000 doses da AstraZeneca e 241.800 da CoronaVac, produzida no Instituto Butantan.
Caiado, no entanto, está preocupado com o fato dos goianos não estarem reforçando a imunização com a segunda dose da vacina. É fundamental que as pessoas tenham responsabilidade de ir aos postos de saúde para receber a segunda dose”, alertou Caiado, durante coletiva à imprensa, ao lado do secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino.
Caiado destacou que apenas a primeira aplicação não é suficiente para a proteção total da população. “A segunda dose, sim, é capaz de fazer com que o organismo suporte o ataque do vírus”, disse o governador. Não foi a primeira vez que o democrata fez o apelo.
Ismael Alexandrino fez o mesmo apelo do governador e destacou a importância da manutenção dos protocolos rígidos de segurança sanitária, principalmente neste momento em que os municípios cumprem a segunda etapa do decreto estadual, que estabelece a abertura do comércio por 14 dias.
“Pedimos que a população tenha consciência e nos ajude nesse enfrentamento, fazendo o seu papel: evite aglomerações, não saia sem a máscara facial, utilize álcool em gel, compareça aos postos de saúde para tomar a segunda dose”, listou Alexandrino. “Como diz o governador, o Estado pode muito, mas não pode tudo. Nós só conseguiremos superar a pandemia com a ajuda de todos”, acrescentou.
Leia mais sobre: Cidades / Destaque 2