23 de dezembro de 2024
Aparecida de Goiânia

Com mais leitos, Aparecida de Goiânia volta ao risco amarelo e amplia abertura

Aparecida de Goiânia encerra o escalonamento regional. Foto: Sincopeças.
Aparecida de Goiânia encerra o escalonamento regional. Foto: Sincopeças.

Após duas semanas no cenário de risco laranja, Aparecida de Goiânia voltou ao nível amarelo, o que possibilitará maior flexibilização do funcionamento das atividades econômicas a partir desta quarta-feira (15). A decisão foi tomada em reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19, nesta terça-feira (14).

No cenário amarelo, os estabelecimentos comerciais de cada macrozona fecham apenas uma vez de segunda a sexta-feira. Aos domingos, todas as regiões devem permanecer com as atividades paralisadas. Agora, a prefeitura também liberou academias e restaurantes, que ainda precisam aguardar portaria com protocolos sanitários específicos antes de reabrir.

Para decidir o retorno ao cenário amarelo, o colegiado levou em conta o aumento do número de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na cidade, que adquiriu 40 respiradores na última semana, além da redução do número de casos ativos desde 1 de julho.

“Nossa expectativa com a aquisição de 40 novos respiradores era retornar ao cenário amarelo e nesta terça-feira, o Comitê Municipal deliberou nesse sentido. Metade dos equipamentos já entrarão em funcionamento ainda hoje, reduzindo a atual taxa de ocupação para menos de 70%, e nos próximos dias totalizaremos 130 leitos de UTIs exclusivos para tratamento da Covid-19”, explicou o secretário de Saúde, que também é presidente do colegiado, Alessandro Magalhães.

O gestor abordou ainda a redução do número de casos ativos na cidade, que entrou em declínio neste mês, abaixando assim o coeficiente de prevalência da doença. “Chegamos a ter mais de 1,4 mil casos ativos. Iniciamos o mês com 1.121. De lá para cá, esse número caiu paulatinamente e hoje está em 759. Isso demonstra que a curva de novos casos não está crescendo mais do que a de casos recuperados, representando uma certa estabilização. Um coeficiente importantíssimo, visto que são os casos ativos que demandam internação”, avaliou o secretário.

De acordo com Magalhães, o índice de isolamento social na cidade, segundo a Plataforma Big Data Telcos, está oscilando entre 48% e 51%: “Esse é um percentual satisfatório, demonstrando que atingimos o objetivo proposto com o escalonamento social intermitente”, avalia.

Exceções

Com o escalonamento regional no cenário amarelo as exceções para os domingos são os serviços considerados essenciais. São eles:

Feiras livres e especiais que seguem Portaria própria;
Estabelecimentos de assistência à saúde no atendimento de urgência e emergência, incluindo os serviços odontológicos e hospitalares;
Estabelecimentos que prestem serviços funerários;
Atividades de organizações religiosas que seguem portaria própria;
Atividades de segurança pública e privada;
Empresas situadas nos polos industriais do município que realizem o transporte de seus funcionários;
Transportadoras
Empresas nas margens das BRs que realizem o transporte de seus funcionários
Empresas de medicamento (fabricação e distribuição)
Delegatários de serviços públicos;
Bancos e Agências lotéricas
Órgãos públicos.


Leia mais sobre: / / Aparecida de Goiânia / Destaque 3