22 de novembro de 2024
Educação Pública • atualizado em 02/09/2024 às 15:52

Com investimentos na alfabetização, Goiás alcança nota 6,3 no Ideb no Ensino Fundamental

Resultado é fruto da implantação do programa AlfaMais Goiás, que visa alfabetizar plenamente as crianças na idade certa
Goiás investiu em recursos para garantir a alfabetização das crianças na idade certa. Foto: Seduc-GO
Goiás investiu em recursos para garantir a alfabetização das crianças na idade certa. Foto: Seduc-GO

Além do destaque no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 no Ensino Médio, que alcançou o primeiro lugar entre os estados brasileiros com nota 4,7, Goiás também atingiu bons resultados no Ideb do Ensino Fundamental. Os anos iniciais da educação fundamental de Goiás ultrapassaram a meta estipulada no ciclo de 2007 a 2021, com nota 6,3. A intenção é fazer o ensino público avançar já na base com incentivo à alfabetização.

O Ensino Fundamental inclui etapa do 1° ao 5° ano. Para essa faixa, o Governo investiu em projetos que estimulassem a alfabetização, entre eles ações para incentivo à leitura e a implementação do Programa AlfaMais Goiás, que visa alfabetizar plenamente as crianças na idade certa.

O programa desenvolvido pela Secretaria da Educação de Goiás (Seduc-GO) foi aplicado nos 246 municípios goianos. O AlfaMais propôs, mediante as parcerias com as redes públicas, a elaboração e o planejamento de estratégias para a superação dos desafios da alfabetização das crianças dos 1° e 2° anos do ensino fundamental.

Desde que o AlfaMais Goiás foi implantado nas redes públicas goianas, em 2021, mais de 300 mil estudantes já receberam os recursos e os benefícios do programa, além dos profissionais das redes municipais goianas. Todas as ações são voltadas para a proficiência da leitura e escrita das crianças goianas e a qualificação dos educadores.

Até o momento, o Governo de Goiás já investiu mais de R$ 58 milhões no programa. Foram distribuídos mais de 350 mil kits de livros didáticos complementares, 144 mil kits escolares, 13 mil kits de livros literários e mais de 40 mil livros para os professores. Além das formações continuadas, cursos, avaliações formativas e de fluência e a criação do Prêmio Leia, que destaca as escolas com melhores resultados em Alfabetização.


Leia mais sobre: / / / / Notícias do Estado