A Secretaria de Relações Institucionais (Serint), definiu o Planejamento Estratégico Institucional do Gabinete de Representação de Goiás no Distrito Federal (GRG). Publicada no Diário Oficial nesta semana, a portaria nº 158 traça os caminhos que devem ser seguidos pelo GRG entre 2023 e 2026.
Uma das principais missões do Gabinete em Brasília durante 4 anos de trabalho é fortalecer o vínculo de Goiás com o governo federal. A articulação com a União tem por objetivo viabilizar recursos para investimentos no Estado. Entre as prioridades, estão obras estruturantes que constam no Plano Plurianual (PPA) e no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), conforme planejamento do Governo de Goiás.
A ampliação do BRT de Santa Maria, no Distrito Federal até Luziânia e a construção do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) são algumas dessas obras. A primeira etapa de funcionamento da unidade de saúde vai oferecer tratamento oncológico especializado às crianças e adolescentes. Os investimentos devem resultar em desenvolvimento para o Estado, além da geração de empregos e melhoria no bem-estar da população.
Atuação do GRG
O GRG é a unidade em Brasília que representa o Governo de Goiás nas discussões políticas, na busca de recursos e fornece suporte técnico necessário para o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), ou outros representantes do governo estadual, acompanharem as demandas do estado junto à União.
Lucas Vergílio, titular da Serint, instituição a qual o GRG está subordinado, afirma que o intuito desse Planejamento Estratégico é direcionar os trabalhos. “O Gabinete tem a importante missão de somar forças junto ao governo federal. Esse trabalho deve ser feito de forma que consigamos trazer mais recursos, que se transformarão em desenvolvimento e benefícios para Goiás e sua população”, explica.
Para Renatho Melo, chefe do GRG, a missão é desafiadora. “São assuntos importantes para a sociedade goiana, que ajudam a escrever a história do nosso estado. Mediante projetos grandiosos, precisamos de parcerias e recursos para sua viabilização e é para isso que vamos seguir trabalhando”, conclui.
Leia mais sobre: Governo de Goiás / Governo Federal / Serint / União / Notícias do Estado