“Não é só construir. É construir com amor e com padrão de qualidade”, afirmou o governador Ronaldo Caiado nesta terça-feira (8), durante a inauguração da nova Casa da Pessoa Idosa, na Vila Mutirão, região Noroeste de Goiânia. Totalmente reconstruído pelo Governo de Goiás, o espaço recebeu investimentos de R$ 3 milhões e passa a oferecer 24 unidades habitacionais mobiliadas, além de um Centro Comunitário Integrado, com estrutura moderna e acessível.
Ao lado da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, o governador destacou a importância de entregar aos idosos um ambiente digno, confortável e funcional. “As pessoas, ao entrarem aqui, se sentem respeitadas. Dizem: ‘olha, realmente o dinheiro do Estado está sendo aplicado corretamente, para quem mais precisa neste momento’. Esta casa será referência para outras que vamos fazer no interior do Estado”, afirmou Caiado.
O projeto da nova unidade construida pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) inclui refeitório, salão de festas, sala de artesanato, piscina aquecida para hidroterapia e espaço para atendimento com assistente social. “É a melhor forma de recuperar mobilidade e massa muscular nos idosos. Como ortopedista, eu posso afirmar que hidroterapia é o que mais prescrevo”, pontuou o governador.

Gracinha Caiado reforçou o compromisso do Goiás Social com qualidade e dignidade: “Desde o início, mostramos que, se é para cuidar de quem está em vulnerabilidade, tem que ser com a mesma qualidade que se encontra no setor privado. Tem que ser bonito, tem que ser digno, como é esta casa”, afirmou.
Ela também relembrou o Estado precário do antigo prédio. “Quando visitei essa casa antes da obra, tive que pedir a retirada dos idosos, porque o lugar era insalubre. Hoje, ver essas mesmas pessoas voltarem a um espaço digno me deixa extremamente feliz”, completou.
A gestão da nova unidade será feita pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), que já administra outras quatro casas de acolhimento a idosos e dois centros-dia. Segundo Gracinha, mais uma unidade está em construção no Setor Jaó, ao lado do Tribunal de Contas do Estado.
Pedro Sales, presidente da Goinfra, explicou os detalhes da obra. “Fizemos uma avaliação e o antigo prédio estava com estrutura comprometida. Erguemos uma nova estrutura em uma área de 4,5 mil metros quadrados. Além das moradias permanentes, há um centro-dia com atividades ocupacionais, atendimento ambulatorial, fisioterapia e muito mais. Esta é uma das melhores estruturas do país para acolhimento da pessoa idosa”, destacou.

Memória de Iris Rezende
Para Ana Paula Rezende, filha de Iris Rezende, a entrega da nova casa é carregada de simbolismo. “É uma emoção muito grande. Esta foi a primeira Casa da Pessoa Idosa construída por meu pai. Ele acreditava em políticas públicas feitas com vocação, amor e honestidade. Hoje, ver este espaço renovado, com tanto respeito, é a maior prova de que quando o governo é feito com seriedade, não falta recurso e vidas são transformadas”, disse.
Ana Paula lembrou que a ideia das casas de acolhimento para idosos foi uma iniciativa pioneira de Iris, ainda na década de 1980. “Ele construiu 74 casas como esta em 74 cidades de Goiás. Ele e minha mãe tinham o cuidado com os idosos como prioridade. Hoje, mais do que nunca, essa visão se mostra necessária”, concluiu.
Leia mais sobre: Casa da Pessoa Idosa / Goiás / Governo de Goiás / Ronaldo Caiado / Cidades / Notícias do Estado

