Jogando na Serrinha na tarde deste sábado (19), o Goiás fez valer o mando de campo e venceu o Cuiabá por 3 a 1, em partida válida pela 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O grande destaque da partida foi o atacante Jajá, autor de dois gols. Ele abriu o placar aos 16 minutos do primeiro tempo após lançamento do goleiro Tadeu, que também foi decisivo ao dar a assistência para o terceiro gol. O Cuiabá empatou no início da segunda etapa com David Miguel, mas o Verdão retomou o controle da partida aos 32 minutos, quando Jajá recolocou o time em vantagem. Nos acréscimos, goleiro do Verdão apareceu mais uma vez como garçom e lançou Esli Garcia, que fechou o placar e confirmou a vitória esmeraldina.
Com a vitória, o Goiás assumiu provisoriamente a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro, chegando aos 36 pontos. O Verdão agora aguarda o resultado do Coritiba, vice-líder com 33 pontos e um jogo a menos, para saber se permanece no topo da tabela ao fim da 17ª rodada. Embalado pelo triunfo diante do Cuiabá, o time comandado por Vagner Mancini volta a campo na próxima quarta-feira (23), às 19h, quando enfrenta o Novorizontino em mais um compromisso importante na luta pelo acesso à elite do futebol brasileiro.
O Goiás foi dominante no primeiro tempo e abriu vantagem sobre o Cuiabá. Atuando com intensidade desde os minutos iniciais, o Verdão teve sua primeira chance logo aos 7 minutos, quando Jajá finalizou com perigo, mas mandou para fora.
Aos 16 minutos, o goleiro Tadeu lançou Jajá em contra-ataque rápido, e o atacante foi frio na finalização, batendo na saída de Mateus Pasinato para abrir o placar.
Com dificuldades na criação, o Cuiabá pouco incomodou a defesa esmeraldina e ainda se complicou nos acréscimos da etapa inicial. Aos 45 minutos, o meia Max recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando o time visitante com um a menos para o segundo tempo.
No início do segundo tempo, aos 4 minutos, em cobrança de escanteio do Cuiabá, Tadeu saiu mal e a bola sobrou para David Miguel na segunda trave que só empurrou a bola com o gol quase vazio.
Mesmo com a vantagem numérica, o Goiás sentiu o gol de empate dos visitantes e o time teve dificuldades durante a partida.
O técnico Vagner Mancini ousou nas alterações e tirou o zagueiro Messias para a entrada do meia Benítez. A mudança surtiu efeito imediato, e o Verdão passou a pressionar em busca do segundo gol.
Aos 32 minutos, Jajá recebeu ótimo passe de Titi dentro da área, aplicou um belo drible no marcador e finalizou com categoria, na saída de Mateus Pasinato. Mais uma vez, o camisa 7 apareceu como protagonista e recolocou o Esmeraldino em vantagem.
Aos 49 minutos do segundo tempo, após mais uma assistência do goleiro Tadeu, Esli Garcia fechou o placar ao bater na saída do goleiro Mateus Pasinato. O gol teve um significado especial. Além de consolidar a vitória por 3 a 1 sobre o Cuiabá, marcou o retorno de Esli, que se emocionou na comemoração após superar uma lesão séria sofrida ainda no Campeonato Goiano. Após dois tropeços consecutivos em casa, o Goiás reencontrou o caminho das vitórias diante de sua torcida na Serrinha.
Ficha Técnica – Goiás 3 × 1 Cuiabá
Local: Estádio Hailé Pinheiro
Árbitro: Gustavo Bauermann (SC)
Assistentes: Gizeli Casaril (SC) e Alex dos Santos (SC)
Árbitro de Vídeo: Carlos Eduardo Braga (RJ)
Goiás Esporte Clube: Tadeu; Diego Caito, Messias (Benítez), Titi e Willean Lepo (Moraes); Marcão, Juninho e Wellington Rato (Marcão); Jajá (Zé Hugo), Anselmo Ramon e Pedrinho (Esli García). Técnico: Vagner Mancini.
Cuiabá: Mateus Pasinato; Mateusinho, Bruno Alves, Alan Empereur (Guilherme Mariano) e Léo Ataíde; Calebe, Lucas Mineiro (David Miguel), Denilson e Max; Alisson Safira (Edu) e Carlos Alberto (Victor Barbara). Técnico: Guto Ferreira.
Leia mais sobre: Campeonato Brasileiro da Série B / Esportes / Goiás Esporte Clube / Esportes / Goiás Esporte Clube

