Lewis Hamilton já é campeão do mundo por antecipação, mas nem por isso aliviou o pé na primeira sessão de treinos livres para o GP do Brasil. O inglês bateu o recorde do circuito, que deve cair ainda mais ao longo do final de semana, e superou o companheiro Valtteri Bottas por 127 milésimos, em um treino dominado pela Mercedes.
Hamilton chegou a sair da pista e reclamou de Nico Hulkenberg, que fez uma ultrapassagem por dentro na Junção e não deu espaço para o inglês. “Isso foi desnecessário e perigoso, pessoal”, disse o tetracampeão do mundo, que foi seis décimos mais rápido que o tempo que Rubens Barrichello marcou na classificação de 2004.
Kimi Raikkonen foi o terceiro colocado com a Ferrari, em um treino no qual seu companheiro, Sebastian Vettel, ficou apenas em sexto. O alemão chegou a rodar e sair da pista, admitindo que estava forçando demais. Prometendo também estarem bem no circuito de Interlagos, as Red Bull de Max Verstappen e Daniel Ricciardo se colocaram entre os carros da Ferrari.
Fazendo seu último GP do Brasil, Felipe Massa começou bem o final de semana, com o sétimo lugar. Mesmo com o campeonato de pilotos e construtores decididos, a Williams ainda está na luta pelo quinto lugar no Mundial de Construtores com a Toro Rosso e a Renault, algo importante pois garante maior aporte financeiro para a próxima temporada.
Quem deve estar mais forte neste final de semana é a McLaren, que não tem expectativa de receber punições pela troca do motor, como aconteceu nas últimas corridas, e deve andar no top 10 em uma pista em que a maior pressão aerodinâmica do carro fará diferença. Nos primeiros treinos livres, Stoffel Vandoorne foi o oitavo e Fernando Alonso, foi o décimo, em uma sessão disputada sob muito calor, com a temperatura de pista chegando perto dos 50º C.
A segunda sessão de treinos livres começa às 14h pelo horário de Brasília. O treino vespertino é o mais importante do final de semana, por ser realizado no mesmo horário da classificação e da corrida. Porém, existe a expectativa de chuva em São Paulo.
Leia mais sobre: GP do Brasil / Lewis Hamilton / Esportes