A nova rodada da pesquisa BTG/FSB divulgada nesta segunda-feira (12), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), oscilou para baixo e Jair Bolsonaro (PL) subiu um ponto percentual em relação a pesquisa anterior, divulgada no dia 5 de setembro.
Enquanto o petista tinha 42% das intenções de voto, agora ele aparece com 41%, e Bolsonaro subiu de 34% para 35%. uma variação dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Já Ciro Gomes (PDT), também oscilou um ponto para cima e aparece hoje com 9%. Simone Tebet (MDB) também cresceu um ponto para mais e aparece com 7%, tecnicamente o pedetista e emedebista estão empatados. Já Soraya Thronicke (União Brasil) se manteve estável com 1%, e Luiz Felipe D’Avila (Novo) oscilou de 0% para 1%. Os demais nomes não pontuaram.
Ainda de acordo com a pesquisa, os entrevistados que responderam não votar em nenhum candidato foram 3%; brancos e nulos, 2%; e não sabem ou não responderam, 1%.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, ou seja, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, Lula também oscilou um ponto para baixo e Bolsonaro se manteve estável, em relação a última rodada. Neste cenário, Lula desceu de 40% para 39% das intenções de votos, e Bolsonaro continua com os 33%. Ciro oscilou um ponto para cima e registrou 6%, enquanto Tebet oscilou dois para cima, chegando a 5%.
Segundo turno
Em um possível segundo turno entre Lula e Bolsonaro, os dois oscilaram dois pontos para baixo. Lula ganharia por 51% contra 38% de Bolsonaro. Entre Lula e Ciro, o petista venceria com 46% contra 35% de Ciro. Já entre Tebet, Lula venceria com 48% contra 34% da emedebista.
Em um cenário entre Bolsonaro e Ciro Gomes, o pedetista vence com 50% contra 38% do atual presidente. Já entre Bolsonaro e Tebet, a emedebista levaria a melhor com 48% contra 34% de Bolsonaro.
A pesquisa ouviu 2 mil eleitores por telefone entre 9 e 11 de setembro. O índice de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa custou R$ 128.957,83 e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-06321/2022.
Leia mais sobre: Eleições 2022 / pesquisa / Pesquisa BTG / Pesquisa eleitoral / Eleições 2022 / Política