05 de dezembro de 2025
Saúde • atualizado em 29/10/2025 às 08:02

Com descentralização, Cais de Campinas reduz em 66,7% o tempo de espera por atendimento infantil

A medida, implantada pela Prefeitura, resultou em redução significativa no tempo de espera e melhor distribuição dos atendimentos pediátricos na capital
Descentralização do atendimento infantil reduz tempo de espera e melhora a assistência nas unidades de saúde de Goiânia. Foto: SMS/Alex Malheiros.
Descentralização do atendimento infantil reduz tempo de espera e melhora a assistência nas unidades de saúde de Goiânia. Foto: SMS/Alex Malheiros.

A ampliação do atendimento infantil 24 horas em todas as unidades de urgência e emergência de Goiânia tem mostrado resultados expressivos desde que foi implantada pela Prefeitura, em 15 de janeiro de 2025. A descentralização dos atendimentos pediátricos reduziu significativamente o tempo de espera nas principais unidades da capital, com destaque para o Cais de Campinas, que registrou queda de 66,7% no tempo médio de espera por consulta infantil.

De acordo com o diretor técnico da unidade, Tiago Rezende, no ano passado foram contabilizados 51.070 atendimentos infantis entre janeiro e outubro no Cais Campinas. Com a distribuição do serviço para outras unidades, o número caiu para 37.532 no mesmo período deste ano. A redução na procura direta pela unidade também permitiu que o tempo médio de espera passasse de três horas para menos de uma hora.

“Cada uma das 13 unidades de saúde passou a contar com médico generalista ou pediatra exclusivo para crianças e adolescentes, garantindo assistência contínua e mais ágil”, afirma Rezende.

Famílias aprovam atendimento mais rápido e humanizado

A melhoria na rede é percebida por quem utiliza o serviço. Camila Lima, mãe do pequeno Nicolas, elogiou o atendimento recebido na UPA do Jardim Novo Mundo. “Procurei atendimento para o meu filho por causa de febre alta, tosse e gripe. Assim que chegamos, fomos atendidos rapidamente por uma médica maravilhosa. Passamos pelo raio-X e já recebemos a receita. Foi tudo perfeito, do início ao fim”, contou.

Gustavo Severo, morador do Setor Cidade Jardim, também destacou a agilidade no novo modelo de atendimento após levar o filho de dois anos à UPA do Jardim América. “Antes, precisávamos ir até o Cais de Campinas, onde a espera era longa. Desta vez foi diferente: fomos atendidos rapidamente e por uma pediatra excelente”, relatou.

Rede ampliada garante cobertura em toda a capital

Atualmente, Goiânia conta com 13 unidades com atendimento infantil 24 horas, entre CAIS, CIAMS e UPAs.
Confira onde o serviço está disponível:

  • Ciams: Urias Magalhães e Novo Horizonte
  • Cais: Campinas, Bairro Goiá, Vila Nova, Cândida de Morais, Parque das Amendoeiras e Finsocial
  • UPAs: Residencial Itaipu, Jardim Novo Mundo, Jardim América, Chácara do Governador e Jardim Curitiba (UPA Noroeste)

Com a ampliação do serviço, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que o objetivo é garantir atendimento ágil, descentralizado e humanizado para crianças e adolescentes em todas as regiões da capital.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado