25 de dezembro de 2024
Economia

Com aumento do preço do petróleo, arrecadação tem melhor abril desde 2014

Ilustrativa. (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)
Ilustrativa. (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

A arrecadação em abril somou R$ 130,8 bilhões, um crescimento real (descontada a inflação do período) de 7,8% na comparação com o mesmo mês do ano passado. 

Foi o melhor resultado para meses de abril desde 2014. 

No ano, segundo dados da Receita Federal divulgados nesta segunda-feira (28), a receita federal soma R$ 497,2 bilhões, ou alta de 8,27% em termos reais sobre janeiro a abril de 2017.

Como antecipado pela Folha de S.Paulo, a arrecadação do mês passado foi impulsionada pelo aumento no preço do petróleo e valorização do dólar, que inflou as receitas não administradas pela Receita Federal, formada principalmente por royalties. Essa arrecadação cresceu 46,9% entre abril deste ano e o do ano passado.

Mesmo sem royalties, entretanto, a arrecadação administrada pela Receita Federal cresceu 5,8%, um patamar mais próximo do registrado no início do ano. Em março, o ritmo de crescimento da receita havia desacelerado.

Além da recuperação da economia, a Receita atribuiu o bom desempenho em relação ao ano passado ao crescimento da arrecadação com Imposto de Renda de empresas não financeiras e ao aumento das alíquotas de PIS/ Cofins sobre combustíveis, que passou a vigorar somente no segundo semestre do ano passado. (Folhapress)

Leia mais:


Leia mais sobre: Economia