O governador Marconi Perillo avaliou na manhã desta terça-feira (29) que a marca de 200 mil seguidores alcançados no Facebook é resultado da construção de uma gestão transparente e participativa, que tem o cidadão como protagonista na tomada de decisões de governo. “Estamos conseguindo penetração e maior diálogo com a sociedade”, avaliou Marconi em entrevista na Secretaria de Estado da Saúde, quando apresentou o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Conecta SUS) Zilda Arns Neumann ao ministro Osmar Terra (Desenvolvimento Social e Agrário).
“Temos de informar, rebater, complementar e deixar o público atualizado sobre os atos do Governo, sobre o que o Governo pensa sobre os mais diversos assuntos e sobre o que estamos fazendo”, afirmou Marconi. “Temos de conviver com a diversidade, com a amplitude do debate de ideias das redes sociais. O mais rico é o contraditório. Felizmente, dessa forma, chegamos a esta marca de 200 mil seguidores no Facebook”, disse o governador. Marconi disse ainda que o Governo de Goiás tem como princípio primordial, na interação com seus seguidores nas redes sociais, o irrestrito respeito às diferenças e à diversidade.
Pesquisa realizada pela Eureka Comunicação, especialista em comunicação digital aponta que Marconi Perillo é o segundo governador mais influente nas redes sociais do País. De acordo com o levantamento, o governador de Goiás tem mais de 350 mil seguidores na internet (200 mil só no Face) e foi pioneiro nas redes sociais. Segundo o estudo, o governador de Goiás é o único do País a realizar bate-papo ao vivo com os internautas.
Segundo a pesquisa, o mais influente é o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. A pesquisa considerou três fatores: Interações (curtidas, comentários, compartilhamentos, retweetes), Alcance (número de seguidores e fãs divididos pelo número de interações e engajamento durante o período analisado) e Engajamento (regularidade das postagens dividida pelo número de interações durante o período analisado).
Marconi é o primeiro governador do Brasil a participar de bate-papo ao vivo no Facebook, onde responde perguntas enviadas pelos internautas. O governador de Goiás também é o único do País a realizar bate-papo ao vivo com os internautas, onde responde a perguntas enviadas por seus seguidores.
A aferição foi feita em perfis oficiais de governadores de todos os Estados brasileiros, nas plataformas Twitter e Facebook, no período de 90 dias,entre 20 de agosto e 18 de novembro de 2016. O portal explica que nos casos de governadores que não possuem perfis oficiais no Twitter ou cujos perfis não tiveram atividades mensais nos últimos três meses, foi considerada apenas o ranqueamento do Facebook.
Durante o Expo Fórum de Marketing Digital 2016, realizado este ano em São Paulo, o diretor-executivo da Associação Brasileira de Agentes Digitais (ABRADi), Alexandre Gibotti, disse que Marconi soube aproveitar bem sua exposição no meio digital, principalmente com a divulgação de momentos de sua vida pessoal. O governador também usa as redes sociais para opinar sobre temas nacionais e internacionais. Marconi foi um dos primeiros a popularizar o vídeo-selfie, hoje muito utilizado por outros governadores.
A comunicação digital do governador Marconi é coordenada pelo jornalista e assessor João Bosco Bittencourt. Em entrevista ao Brasil 247, ele afirmou que “Marconi modernizou sua linguagem nas redes sociais ao longo do tempo e usa internet como um instrumento de diálogo com a população goiana. A interatividade do governador também acontece ao vivo, “em bate-papos mensais com seguidores do Facebook, no qual responde na hora perguntas enviadas pela rede social”, completa o jornalista José Barbacena, que integra a equipe de digital de Marconi Perillo.
Leia mais sobre: Tecnologia