Depois de três jogos sem vencer, o Botafogo reencontrou o caminho das vitórias e bateu o América-MG por 1 a 0 na manhã deste domingo (15), no Engenhão, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Apoiado pelos mais de 25 mil torcedores presentes no estádio, o Botafogo não decepcionou. Dominou o jogo, encaixotando o América no campo de defesa, e conseguiu transformar a posse em jogadas de perigo.
Foram oito finalizações só no primeiro tempo, principalmente em bolas aéreas. O time errou pouco e conseguiu sair na frente graças à criatividade de Luiz Fernando e ao oportunismo de Lindoso, aos 23min da etapa inicial.
O América tentou reagir no segundo tempo, mas Jean e Rabello ajudaram a compor a solidez defensiva do Botafogo e tiraram os espaços dos rivais. Nas poucas vezes em que o ataque americano teve chances, faltou capricho na finalização.
Na reta final, o América passou a deter mais a posse de bola, sem conseguir, contudo, converter a pressão em chances reais.
Nos minutos finais, quando a partida já parecia decidida, Luan perdeu a cabeça e começou a discutir com Gilson, que estava no banco do Botafogo. O juiz não perdoou e mostrou o vermelho para os dois.
O resultado alivia a pressão sobre o técnico Zé Ricardo. A equipe só somava uma vitória nos últimos nove jogos e estava há três rodadas sem vencer. Antes da partida, um torcedor que não foi identificado chegou a jogar sal grosso nos corredores do Setor Oeste do estádio para dar sorte ao time; deu certo.
O Botafogo chegou aos 29 pontos, enquanto o América tem 30 pontos. O próximo compromisso do time carioca será contra o Vitória, no domingo (23), no Barradão.
Já o América visita o São Paulo, sábado (22), no Morumbi.
BOTAFOGO
Saulo; Marcinho, Joel Carli, Rabello e Moisés; Lindoso, Jean (Matheus Fernandes) e Leo Valencia; Luiz Fernando (Rodrigo Pimpão), Erik e Kieza (Aguirre).
Técnico: Zé Ricardo
AMÉRICA-MG
João Ricardo; Norberto (Ruy), Matheus Ferraz, Messias e Carlinhos; Leandro Donizete, David (Robinho), Juninho e Wesley (Rafael Moura); Matheusinho e Luan.
Técnico: Adilson Batista
Estádio: Engenhão, no Rio
Público/ 25.382 presentes
Renda – R$ 222.515
Juiz: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Cartões amarelos: JEAN (BOT); Messias (AME)
Cartões vermelhos: Gilson (BOT); Luan (AME)
Gol: Lindoso, aos 23min do primeiro tempo
Leia mais sobre: América Mineiro / Campeonato Brasileiro / Engenhão / Série A / Esportes