24 de dezembro de 2024
Política

Com a presença de Mourão, Comando de Artilharia do Exército é inaugurado em Formosa

Foto: Divulgação/ Governo de Goiás
Foto: Divulgação/ Governo de Goiás

Foi inaugurada nesta quarta-feira (29), em Formosa, o Comando de Artilharia do Exército no Forte Santa Bárbara. Com a presença do vice-presidente Hamilton Mourão e do governador Ronaldo Caiado (DEM), a inauguração deste Comando faz parte do Programa Estratégico do Exército ASTROS 2020. Segundo o governo federal, a criação visa ampliar as capacidades operacionais e o poder de dissuasão da Força Terrestre do Exército brasileiro.

Mourão afirmou que esse é um “processo de transformação” Exército brasileiro e que a instituição não para em nenhum instante de pensar sempre na melhor forma de cumprir suas missões”.

Convidado a participar de uma demonstração especial da artilharia, o governador Ronaldo Caiado disparou oito foguetes, numa mira a 25 quilômetros de distância “Isso mostra que toda essa tecnologia que o Brasil desenvolve está instalada aqui no Forte Santa Bárbara, na cidade de Formosa. Isso é um orgulho para nós”, disse após a experiência.

O governador informou também que tem intenção de aproveitar a instalação do Comando de Artilharia em Formosa para trazer mais indústrias e desenvolver um polo tecnológico em Goiás e citou possíveis benefícios da indústria de armas.

“A indústria armamentista é responsável por bilhões e bilhões de reais de gastos do orçamento. Se pudermos ter essa base cada vez maior no Estado de Goiás, temos que capitalizar cada vez mais essa oportunidade de concentrar aqui tudo aquilo que pode gerar emprego e renda”, pontuou.

Comando de Artilharia

Inicialmente sediado em Porto Alegre, o Rio Grande do Sul, o Comando é composto pelo 6º Grupo de Mísseis e Foguetes, pelo 16º Grupo de Mísseis e Foguetes, pelo Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes, pelo Centro de Logística de Mísseis e Foguetes e pela Bateria de Comando de Artilharia do Exército. Em sua nova sede, o Comando será o responsável pela Artilharia de Mísseis e Foguetes do Exército Brasileiro, empregando os mais modernos sistemas de defesa existentes no mundo como o Foguete SS 40, que possui alta precisão e alcance aproximado de 40 quilômetros, e o Míssil Tático de Cruzeiro, com alcance de 300 quilômetros.


Leia mais sobre: Política