Foram 11 anos. Demorou, mas o novo Aeroporto Santa Genoveva ficou pronto. As obras serão inauguradas nesta segunda-feira (9). A solenidade será marcada por duas questões principais: o fim da espera para os goianienses, que contam com um dos piores aeroportos do país e ainda pela possibilidade de ser um dos últimos atos de Dilma Rousseff (PT) no cargo de presidente da República.
Histórico
As obras de reforma e ampliação do Aeroporto Santa Genoveva começaram em 2005, passando por diversas paralisações, por sobrepreço a época no valor de R$ 66,6 milhões.
Em 2013, a Infraero apresentou ao Tribunal de Contas da União (TCU), o projeto e o orçamento atualizados do empreendimento, ainda que de maneira parcial, contemplando apenas o terminal de passageiros.
Ao avaliar essas informações, por meio de novo acórdão, de julho de 2013, o TCU concordou com a retomada da obra, com a ressalva de não serem admitidos quaisquer aditivos. As obras foram retomadas em 19 de setembro de 2013.
As obras estavam paralisadas desde 2007.Os projetos foram atualizados e complementados de acordo com a nova realidade do transporte aéreo.
Em março de 2015, durante lançamento das obras do BRT Norte Sul, a presidente Dilma anunciou que poderia inaugurar o novo aeroporto ainda em novembro do ano passado, o que não foi possível. Ela cobrou do então ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, agilidade para que a conclusão do novo terminal.
Conclusão
Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), as novas instalações receberam investimentos de R$ 467,4 milhões e resultaram num terminal de dois andares e 34,1 mil metros quadrados, com novas estruturas de pontes de embarque, balcões de check-in, elevadores, escadas rolantes, esteiras de restituição de bagagem e canais de inspeção (raio-x e detector de metal).
Com essa estrutura, Goiânia poderá receber até 6,3 milhões de passageiros por ano. Em 2015, a demanda foi de 3,31 milhões de viajantes. Também fazem parte dos investimentos as obras de infraestrutura, que incluem as redes externas de pista de taxiamento e do pátio de aeronaves, vias de serviço internas, acesso viário e estacionamento de automóveis com 971 vagas. As novas instalações deverão entrar em operação assistida ainda no mês de maio, após a homologação por parte de Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Recentemente a Prefeitura de Goiânia entregou as obras de acesso ao novo terminal a partir da reestruturação de vias no Jardim Guanabara. Na Rua Caravelas, foi efetuado o alargamento da via para proporcionar maior capacidade de tráfego, além da aplicação de uma nova massa asfáltica. Já na Rua Marabás, a extensão da via foi ampliada para a ligação da nova entrada do aeroporto até a Avenida Vera Cruz que também recebeu asfalto novo.
Funcionamento
Após a solenidade de inauguração, segundo a Infraero, a expectativa é de que as atividades do novo terminal sejam iniciadas no próximo dia 21. O novo terminal possui dois andares e 34,1 mil metros quadrados, que abrigam quatro pontes de embarque, 23 balcões de check-in, 11 elevadores, quatro escadas rolantes, três esteiras de restituição de bagagem e sete canais de inspeção.
A Infraero já iniciou o trabalho de transição com as empresas aéreas e os órgãos públicos que atuam no atual Aeroporto de Goiânia. Essa ação inclui testes de equipamentos, da rede de comunicações e treinamento de funcionários, dentre outras. Ainda está prevista a veiculação de uma campanha informativa sobre a nova localização do terminal de passageiros e das respectivas vias de acesso, com anúncios em meios de comunicação locais, panfletos, avisos sonoros no terminal atual e divulgação junto aos veículos de imprensa.
A Infraero contratou a empresa Socicam para administrar toda a área comercial que atenderá os usuários do Aeroporto de Goiânia. O contrato foi assinado em fevereiro e o concessionário irá se responsabilizar pela implementação, gestão e exploração das unidades comerciais. Foram destinados aproximadamente três mil metros quadrados de área comercial dentro do terminal de passageiros, além de área externa para estacionamento das locadoras de veículos.
Dilma
Está prevista a participação da presidente da República, Dilma Rousseff (PT) na inauguração das obras do novo aeroporto da capital. O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil do Brasil, Carlos Eduardo Gabas, e o superintendente do terminal aeroportuário da Capital, Alessandro Máximo, também participam do ato.
Para esta semana esta prevista a votação no plenário do Senado sobre a admissibilidade do impeachment da presidente. A tendência é que a base governista perca na votação e Dilma Rousseff seja afastada do cargo. A inauguração do Aeroporto de Goiânia ganha peso importante, pois poderá ser um dos últimos atos da petista a frente do Poder Executivo brasileiro, a permanecer a atual conjuntura política no Senado.
Leia mais sobre: Cidades