04 de dezembro de 2025
ELEIÇÕES 2026 • atualizado em 05/11/2025 às 18:40

Com a força política de três deputados na Alego, Catalão pode ampliar sua frente em 2026

Deputado Luiz Sampaio defende diálogo com Adib Elias e outros líderes locais para manter união e ampliar representatividade de Catalão
Luiz Sampaio, deputado estadual do SD - Foto Altair Tavares.jpeg
Luiz Sampaio, deputado estadual do SD - Foto Altair Tavares.jpeg

Atualmente com três deputados estaduais na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Catalão vive a expectativa de manter ou até subir para quatro os seus representantes na eleição de 2026. Esta semana, o anúncio do médico e ex-prefeito da cidade, Adib Elias (MDB), atualmente secretário estadual de Infraestrutura, de que vai tentar um mandato estadual, aguçou as conversas internas.

Mais novo a ocupar uma cadeira, o deputado Luiz Sampaio (SD) se juntou na Alego a Jamil Calif (PP) – ambos da base do governador Ronaldo Caiado (UB) -, e Gustavo Sebba (PSDB), também de Catalão, mas da oposição a Caiado. Em entrevista exclusiva ao jornalista Altair Tavares, editor-geral do Diário de Goiás, ele sinalizou nesta terça-feira (4) que sabe o peso de três votos na Alego e falou em tom conciliador sobre a intenção de Adib Elias de também disputar no próximo ano, concorrendo no mesmo nicho eleitoral.

“Esse é um momento muito feliz para Catalão. Nós estamos trabalhando em conjunto com o prefeito Velomar [Rios do MDB] e com o secretário Adib Elias. Então, imagina o tamanho da importância que tem hoje Catalão no cenário estadual?”, ressaltou, inicialmente, citando ainda o apoio do governador e do vice, Daniel Vilela (MDB), à atual gestão municipal.

“Nós temos tudo hoje favorável a nossa cidade. E nós estamos lá dialogando. Eu acho que é importante porque nós somos do mesmo grupo (…) nós temos que fazer o diálogo. Acho que a melhor posição hoje é dialogar e ver qual será o melhor caminho para o grupo para que nós não possamos ficar sem deputados”, analisou.

Espaço aberto na Alego

Sampaio era assessor especial do governo do Estado e deixou o cargo para tomar posse em agosto. Ele é terceiro suplente de deputado estadual (teve mais de 11 mil votos na eleição de 2022) e assumiu com a licença de Cristiano Galindo, também do SD, que se licenciou por quatro meses. Sampaio assumiu após rápida passagem da também suplente Delegada Fernanda na mesma vaga de Galindo.

Ele considera, por um lado, que tem vantagens porque vai ter esse espaço na Alego, mas pretende conversar com Adib e com outros líderes políticos da região, tais como o deputado federal José Nelto (UB), para chegarem a um entendimento sobre quem do grupo vai disputar por Catalão no próximo ano.

“Isso é natural. Nós estamos aí com o diálogo. Eu sou muito pacificador, não sou de comprar briga. Eu realmente tenho falado muito com o Adib. Falei com o Jamil, já falei com o Zé Nelto, também nosso representante (…) então, para nós, hoje é só fazer o diálogo para poder chegar a uma conclusão, para poder ter um resultado positivo para Catalão e para o nosso grupo político também, que tem mais de 30 anos de existência na cidade”, disse, citando o prefeito Velomar como novo destaque.

Por outro lado, o parlamentar considerou legítima a intenção de Adib Elias. “Acho que ele tem toda a razão também de colocar o nome à disposição, igual também já me coloquei à disposição, o Jamil também já se colocou no grupo. Mas isso é uma questão ainda a se definir pelo grupo. Nós temos que dialogar e ter essa conversa (…), temos que ouvir os demais companheiros para poder fazer uma coisa pacificada e nós realmente termos um momento feliz igual nós temos hoje, de três deputados na nossa cidade de Catalão”, completou.

Peso nas votações

Luiz Sampaio enfatizou que há cerca de 30 anos Catalão também teve três deputados estaduais e lembrou como isso pesa a favor de projetos para a cidade. “São três votos na Assembleia. Você imagina o peso disso na base da Assembleia, juntamente com o governo hoje, que é parceiro. Então nós temos que aproveitar tudo isso para poder trazer os benefícios e levar os benefícios para Catalão”.

Além disso, ele confirmou que os deputados da base estão animados com a pré-candidatura de Daniel Vilela ao governo em 2026. “Estamos junto com ele para poder trabalhar em prol do nosso estado e manter essa estrutura que tem hoje. Você está vendo que hoje nós estamos aqui recebendo benefícios para a população do interior, para os municípios, então nós temos que manter essa harmonia, esses benefícios para poder realmente levar os benefícios para nossas cidades do interior, juntamente com a nossa capital de Goiânia”, finalizou.


Leia mais sobre: / / / / / / Política