05 de dezembro de 2025
Força da Fé • atualizado em 04/07/2025 às 07:46

Com 275 anos de tradição, Romaria de Guarinos se consolida como a terceira maior do Estado de Goiás

Em devoção à Nossa Senhora da Penha, a cidade recebe romeiros de várias partes do país em peregrinação de agradecimento às graças concedidas pela santa padroeira, movimentando a economia e o turismo
Anualmente, a cidade recebe milhares de romeiros em devoção à Nossa Senhora da Penha. Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarinos
Anualmente, a cidade recebe milhares de romeiros em devoção à Nossa Senhora da Penha. Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarinos

Este ano, o município de Guarinos comemora 275 anos da Romaria de Guarinos, em devoção à Nossa Senhora da Penha. A festa tradicional, que recebe milhares de romeiros anualmente, é considerada a terceira maior romaria do Estado de Goiás, ficando atrás apenas da Romaria de Trindade e da Romaria de Muquem, primeira e segunda maiores, respectivamente.

A tradição começou no final do século XIX, quando a cidade, até então conhecida pela prosperidade na exploração do ouro, recebeu a notícia de que uma imagem de Nossa Senhora da Penha foi encontrada no alto da Serra de Santo Antônio, em local ermo, iniciando assim a devoção dos fiéis. A história popular conta que a santa foi descoberta por escravos quilombolas que viveram no alto da serra, fugindo de perseguições de seus feitores. De acordo com os mais antigos, a imagem teria sido encontrada por um escravo chamado Gorino, após o final do ciclo do ouro.

Logo os feitos advindos da fé cristã se popularizaram e a cidade passou a receber romeiros das cidades vizinhas, chegando a um raio de até 180 km. Atualmente, na sua 275ª edição, a Romaria de Guarinos atrai público de todas as idades e movimenta a economia local com o turismo religioso, principal fonte de renda de algumas famílias.

De acordo com a Secretária do Turismo, do Desenvolvimento Econômico e da Cultura de Guarinos, Lauane Rezende Amaral, a estimativa deste ano é receber milhares de pessoas, número de peso perto da população atual da cidade, em torno de 2 mil habitantes. Em 2025 a Romaria ocorre entre os dias 27 de junho a 7 de julho.

A tradição continua viva, com a chegada de 35 comitivas vindas das cidades vizinhas de Ceres, Amaralina, Rubiataba e outras, que percorrem quilômetros até a o Santuário de Nossa Senhora da Penha. Todos os anos, a partir do último sábado do mês de junho indo até o primeiro domingo de julho, com doze dias de festa, a cidade fica repleta de barracas, realiza bailes e procissões e observa um aumento populacional, marcando a vida social, econômica, cultural e religiosa.

A Prefeitura de Guarinos, em parceria com o Governo do Estado, organiza a estrutura para receber as comitivas e carros de bois, cavaleiros, muleiros e tropeiros com celebrações de missas e realização de shows. Lauane afirma que, apesar da cidade ser pequena, a administração pública tenta receber o público da melhor maneira possível. “Montamos tendas ao lado da igreja, com apoio aos romeiros, em que servimos água, suco e lanches, para dar o apoio aos romeiros”, relata.

Segundo ela, de um domingo a outro, durante a semana de Romaria, a Igreja realiza missas de hora em hora para atender aos fiéis. “Na segunda tem a missa de finalização, que é para as pessoas que querem ir embora na segunda, passarem lá de madrugada, receberem as bênçãos e irem embora”, conta a secretária.

A história de fé da cidade é tão forte e consolidada que teve a festa religiosa reconhecida pelo Governo de Goiás. Em 2023, foi incluído no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado, o Dia Estadual do Romeiro de Nossa Senhora da Penha. 


Leia mais sobre: / / / / Cidades