23 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 25/02/2016 às 20:51

Zona 40 no Centro de Goiânia será lançada nesta sexta (26)

Secretário Andrey Azeredo afirma que sinalização está quase concluída (Foto: Samuel Straioto)
Secretário Andrey Azeredo afirma que sinalização está quase concluída (Foto: Samuel Straioto)

Será lançada nesta sexta-feira (26), a chamada Zona 40. A ação prevê que a velocidade máxima deve ser reduzida para 40 km/h entre o anel da Praça Cívica e as avenidas Araguaia, Paranaíba e Tocantins no Centro de Goiânia.

De acordo com o secretário municipal de Trânsito, Andrey Azeredo, toda a sinalização foi feita, e instrumentos para fiscalização já foram instalados. Oito cruzamentos passam a ter monitoramento eletrônico nesta área.

“Nesta sexta-feira, teremos o lançamento oficial e até o dia 30 de março teremos um período educativo. A população verá a presença constante dos nossos agentes na região, informando da nova sistemática, distribuindo panfletos, colocamos mais de 30 faixas informativas nas vias para esclarecer a população. A partir de 31 de março, os que desrespeitarem vão ser punidos”, explica o secretário de Trânsito.

A Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) espera que a Zona 40 ajude na redução da quantidade de acidentes e dar mais segurança para os pedestres. Atualmente, as principais vias têm limite de 60 km/h. Desta forma, o tráfego nas vias que estão entre este contorno, como as avenidas Anhanguera e Goiás, também não poderão ter velocidade superior a 40 km/h.

Ciclorotas foram marcadas nas ruas: 1,2,3,4,6 e 8. Por conta da nova sinalização, algumas dessas ruas deixam de ter vagas na Área Azul, não sendo permitindo o estacionamento.

“Em razão da ciclorota nesta área, houve uma redução no número de vagas de Área Azul disponível . Nós retiramos em algumas ruas, a possibilidade de estacionamento para demarcar a ciclorota e dar mais uma opção de uma sinalização específica, gerando segurança para o ciclista”, destaca Andrey Azeredo.