Por muito tempo tive pré-conceito com a profissão de vendedor! Pensava em jamais exercer tal função mas a vida, o aperfeiçoamento profissional me fez quebrar, ou melhor vencer este paradigma, sabe porquê?
Porque todos nós somos vendedores!
Vendemos nossa imagem, a vontade de querer namorar, noivar, casar; vendemos nossa bagagem profissional em uma entrevista, vendemos uma indicação sem ganhar nada em troca como:
Onde você cortou seu cabelo?
Onde você comprou este sapato?
Onde você comprou este CD?
Vendemos o pão da padaria que você ama; Vedemos a marca de celular usamos e por aí vai …
Por isto onde estivermos consciente ou inconsciente estaremos vendendo algo!
Em uma de minhas leituras deparei com um trecho de um livro que me impactou e faz sentido de forma específica e direta a todos que assumem sua carreira de vendedor:
…”Se a Volkswagen resolve tirar o Gol de linha de fabricação. O que acontece com o consumidor? Nada ! Ele compra um do concorrente com característica, preço e qualidade semelhantes. (…) Com o choque de ofertas, tirar um produto de linha não provoca mais o sentimento de perda no consumidor. Isso é coisa do passado. O cliente não cria relacionamento ou vínculo emocional com o produto. Acabou o saudosismo. Acabou a lealdade à marca. O cliente desenvolve relacionamento com seres humanos. Perceba que o cliente não precisa de mais nada, ele tem tudo em abundância. O cliente parou de comprar. é você que vai ter que vender. Se o produto perde importância mercadológica, o ser humano tem que brilhar , tem que SE destacar.
Vender é dar show de atendimento. É emocionar o cliente, é ser vibrante, é ser entusiasta, é sangrar, é ser apaixonado pelo que faz, é ser um profundo conhecedor de produto e mercado, é ser o máximo!…” (Trecho do livro – A vida é um combate, Sucesso é Dor. Autor: Rogério Caldas. Pag. 49).
Concluo que precisamos parar de blá, blá blá e sim, prestar um ótimo atendimento! Este tem que ser nosso diferencial. Faça seu cliente sonhar e desejar ser atendido por você a consequência será a venda!
Por isto gosto de dizer: atender todo mundo atende, agora relacionar-se, fidelizar o Cliente é a grande missão, o grande desafio! É o diferencial.
Espero ter agregado conhecimento!
Até a próxima e boas práticas!
Rafaella Bessa.