Na semana passada, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) publicou o ranking de qualidade do serviço das distribuidoras de energia do país, em relação à qualidade do serviço prestado para o ano 2013.
O ranking avaliou todas as concessionárias do país para o período de janeiro a dezembro de 2013 e foi dividido em dois grupos, de acordo com o porte da empresa.
Entre o grupo de 35 concessionárias de distribuição consideradas de grande porte, com o mercado faturado anual de energia maior que 1 TWh (terawatt hora), a Celg foi a pior classificada.
O vice- governador de Goiás, José Éliton Júnior, afirma que o ranking divulgado apenas atesta a falta de investimentos na CELG.
“É lamentável o resultado apresentado, a CELG possui um excelente corpo técnico. Isso é gerado pela falta de investimentos. Quando eu era presidente da CELG em 2011, estava entabulado que a Eletrobrás deveria realizar investimentos na ordem de um bilhão de reais, ao longo dos proximos cinco anos”, afirma o vice-governado”.
O ranking é um instrumento que incentiva as concessionárias a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço. Mesmo para as distribuidoras que estão abaixo dos limites regulatórios, existe incentivo para que elas continuem buscando as melhores posições.