19 de novembro de 2024
Publicado em • atualizado em 30/04/2015 às 16:30

Vereadores reclamam que Presidente Anselmo Pereira tem sido mal educado

O tratamento dado pelo presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Anselmo Pereira (PSDB) com vereadores em plenário tem sido alvo de constantes reclamações por parte dos parlamentares. A insatisfação é por conta da falta de educação do chefe do poder com os legisladores. Nesta quinta-feira (30), as críticas foram intensificadas. A presidência alega que age para manter a ordem.

No início desta semana houve desentendimento entre Anselmo Pereira e Cristina Lopes (PSDB). Os dois discutiram. A parlamentar explicou que ficou chateada, mas que foi um fato superado. Ela avalia que seria pertinente uma reunião entre o presidente e os vereadores para que seja restabelecida a boa relação.

“Eu acho fundamental fazer uma reunião com o coletivo de vereadores, eu falei isso na tribuna. Insisti com ele ontem, acho que está na hora de sentarmos e conversarmos. Isso é necessário. O princípio da política é o diálogo. Ele é fundamental para retomar as boas relações”, destaca a tucana.

Outros vereadores também demonstraram insatisfação quanto ao tratamento oferecido pelo presidente. Paulo Magalhães (SDD) reclama do desrespeito de Anselmo Pereira no plenário.

“Esse presidente é uma decepção em 30 anos não aprendeu o que é poder, não é agora que vai aprender. Papagaio velho não aprende falar. Nós estamos pensando em fazer uma convocação. O direito dele começa onde termina o meu. Ele não é professor de ninguém”, afirma o vereador do Solidariedade.

Elias Vaz (PSB) é outro que afirmou que foi maltratado por Anselmo Pereira. No entanto, ele ressalta que é preciso saber se o presidente está passando por alguma situação difícil que esteja refletindo no comportamento dele.

“Eu não sei o que é, mas pode ser que esteja passando por algum problema. Ele precisa fazer um esforço, pois por besteira está ficando nervoso”, descreve Elias Vaz.

Já o vereador Djalma Araújo (SDD), argumenta que a continuar do jeito que está, vai acabar sentindo saudades do ex-presidente Clécio Alves (PMDB). Clécio enquanto presidente era bastante criticado pelo parlamentar do Solidariedade.

“O presidente precisa ter humildade. Aqui tá parecendo Escolinha do Professor Raimundo. Pra ele todo mundo tem que baixar a cabeça. A Câmara não é Escolinha do Professor Raimundo, todos os vereadores foram eleitos pelo voto popular. Daqui uns dias vou sentir falta do Clécio. Sou amigo pessoal dele, agora ele precisa parar com esse tic tic nervoso”, analisa Djalma Araújo.

O presidente Anselmo Pereira ao ser indagado sobre o assunto destacou que o que ele faz é somente para manter a ordem no poder.

“A Mesa tem uma obrigação. Cumprir com o rito do processo legislativo e ela o fará dentro do regimento. Nenhuma quebra de regimento foi feita. Neste mandato não fica nenhuma pauta sem ser esgotada. A reclamação é quando há a dispersão, o presidente que tem o poder volta a ordem e as vezes a ordem contraria a desordem”, argumenta.

Proibição

Além da reclamação relacionada ao tratamento, os parlamentares criticaram Anselmo Pereira por restringir a entrada de profissionais de imprensa em uma das laterais do plenário.

A medida além de desagradar repórteres e cinegrafistas por um espaço inadequado para realizar as entrevistas com vereadores, também deixou insatisfeitos os próprios parlamentares que prometeram procurar Anselmo Pereira para tratar do assunto. O presidente não quis comentar o caso.