07 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 18/10/2016 às 14:09

Vereador propõe que animais possam ser enterrados com os donos

O que fazer quando seu bicho de estimação morre? Muitos pegam o corpo do animal, enterram num lote baldio, ou colocam num saco para ser recolhido junto com o lixo comum. Está em análise na Câmara Municipal de Goiânia, projeto de lei, de autoria do vereador Carlos Soares (PT) que propõe que os animais de estimação possam ser enterrados juntos com os donos nos cemitérios públicos da capital.

Em entrevista ao Diário de Goiás, o parlamentar argumentou que a matéria é autorizativa e não obrigatória. Segundo ele, os cemitérios particulares ou privados também são autorizados, mas a permissão e as regras para o sepultamento de animais domésticos ficam a critério de cada um.

Questionado sobre as possíveis polêmicas que a matéria poderá trazer, o parlamentar argumentou que o projeto não obriga ninguém a fazer nada, mas dá oportunidade para que as pessoas destinem de forma adequada o cadáver. Além disso, há uma relação de afeto entre as famílias e os animais e quando o bicho de estimação morre, há profundo sentimento de perda.

“Nós temos uma dificuldade para quem tem animal doméstico em casa, quando o animal morre a alternativa é colocar no saco para o caminhão de lixo carregar, ou então a incineração que já existe nos cemitérios de Goiânia. A lei é autorizativa, não estamos obrigando ninguém a nada. Como foi tratado a vida inteira como membro da família, o local adequado seria no cemitério, local destinado para este fim”, afirmou.