03 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 11/10/2014 às 23:45

Vanderlan ganha estofo para projeto Goiânia 2016

Antes de terminar a apuração do primeiro turno em Goiás, no dia 5 de outubro passado, já opinava, na Rádio 730, que Vanderlan Cardoso (PSB) sairia da disputa eleitoral derrotado, mas com uma provável candidatura a prefeito de Goiânia nas mãos. Mais uma vez, o presidente do PSB perdeu a eleição, mas ganhou crédito político com o resultado.

Com 24,30% dos votos válidos (171.760 votos), Vanderlan aproximou-se de Marconi Perillo (Ele obteve 32,76% dos votos válidos) no resultado da votação para governador na capital. E, agora, não mais apenas na região leste de Goiânia, mas obteve boa votação em várias outras zonas eleitorais. Na primeira zona, Vanderlan ficou à frente de Iris Rezende. Na zona 126, também (30,26% contra 22,63% de Iris).
A reação de Vanderlan ao questionamento sobre candidatura a prefeito de Goiânia para 2016 é típica de quem realmente está pensando no assunto. Ao afirmar que ouviria os “companheiros”, o presidente do PSB deixou a possibilidade aberta. No fundo, ele quer.
O segundo turno dará, a Vanderlan, a oportunidade de uma reconciliação com Ronaldo Caiado (DEM) na campanha para presidente da República de Aécio Neves. Aliás, esta é a aliança que ele não deveria ter descartado, apesar dos arroubos de Marina Silva contra Caiado. Assim, ele volta ao ninho. E pode reconstruir a candidatura ao lado do DEM, do PRP, de Jorcelino Braga, e, quem sabe, outras forças políticas.
Enfim, a campanha para prefeito de Goiânia já conta com um nome que atrai a atenção dos eleitores, no entanto, a consolidação da candidatura dependerá da capacidade de aglutinação do provável candidato. Aliás, juntar forças não é uma qualidade que Vanderlan tem exercido nos últimos tempos. Ele, um conservador da social democracia cristã, foi aliar-se, para governador, com políticos oriundos da esquerda radical. Se quer somar, o presidente do PSB precisa retomar o seu grupo original.

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .