09 de janeiro de 2025
Publicado em • atualizado em 22/06/2012 às 13:15

Vanderlan e Friboi juntos contra Paulo

A aliança entre os dois empresários começou como boato, mas virou possibilidade real no final da noite desta quinta-feira, 21. Encabeçaria a chapa o presidente do PSB, Barbosa Neto. Na vice, o vereador Simeyzon Silveira, do PSC. Todos estão descontentes com o prefeito petista, que, dizem, age como quem já ganhou


Vassil Oliveira_Goiás 247 – Depois de horas de especulação, a preocupação. O empresário Júnior Friboi tentou no início da tarde desta quinta-feira, 21, afastar comentários de que estaria, junto com Vanderlan Cardoso, montando chapa de candidatos a prefeito e vice para disputar a Prefeitura de Goiânia, abrindo confronto direto com o petista Paulo Garcia, que vai tentar a reeleição. O candidato seria o ex-deputado federal e presidente do PSB Barbosa Neto.

A informação, porém, é real, e apenas confirma o que mostrou o 247 em na reportagem Paulo Garcia perde apoios e pode perder mais, que anotava: “O anúncio de Vanderlan trouxe à tona outra questão, para Paulo Garcia: a dependência do apoio de Iris Rezende à sua reeleição. Iris estaria vendendo caro esse apoio. O preço: a garantia de que ele será o candidato a governador apoiado pelo PT em 2014. Hoje de manhã um peemedebista fez a seguinte leitura: ‘A saída do Vanderlan envia a seguinte mensagem: eleger Paulo Garcia prefeito é eleger Iris candidato a governador.’” (leia mais aqui)

A notícia a candidatura de Barbosa e da aliança dos dois empresários saiu no rastro das declarações de Vanderlan, que, ao deixar oficialmente o PMDB na quarta-feira, 20, reclamou do comportamento do prefeito. Paulo Garcia ultimamente estava evitando recebê-lo para discutir o apoio na capital e, do que haviam combinado nas raras conversas que tiveram, nada tinha sido cumprido.

O entendimento de Vanderlan – e de outros peemedebistas que vêm há tempos reclamando reservadamente, como anotou o 247 em reportagens anteriores – é o de que o prefeito estaria agindo assim na confiança de que, por ter o apadrinhamento do ex-prefeito Iris Rezende, o PMDB não tem outra saída senão apoiá-lo de porteira fechada.

Isso, mais o fato de que, em Senador Canedo, o PSB de Friboi está fechado com o candidato de Vanderlan – Mizael Oliveira, do PDT –, fez o boato ganhar ares de informação precisa.

À tarde, a ‘notícia’ repercutia de forma variada. Alguns viram aí uma improvável aliança entre Friboi e Vanderlan, já que ambos têm o mesmo objetivo: disputar o governo de Goiás em 2014. Outros analisavam que o fato daria novo rumo à disputa na capital, onde há quase 80% de eleitores ainda sem candidato definido, como mostrou a mais recente pesquisa Serpes/O Popular.

No final da tarde, a assessoria de Friboi negou qualquer conversa entre ele e Vanderlan. Negou também que Barbosa Neto pudesse ser candidato a prefeito. Convite para a convenção do PSB com o nome de Paulo Garcia chegou a ser enviado a vários jornalistas, como evidência de que nada havia de novo no ar. A assessoria do empresário enviou ao 247, inclusive, mais informações sobre a convenção. Título do texto: “Com presença de Paulo Garcia, convenção do PSB será dia 27” (leia abaixo).

À noite, porém, informação obtida pelo 247 não deixou dúvida: as conversas para formação de uma chapa reunindo Vanderlan e Friboi como apoiadores é fato, e não boato. Com um detalhe: as conversas ocorreram mesmo a partir das 16 horas desta quinta, avançando pela noite. Até então, tudo era vontade, sem respaldo dos principais interlocutores.

Na reunião, a chapa que circulou de boca em boca durante o dia se confirmou: Barbosa Neto candidato a prefeito e o vereador por Goiânia Simeyzon Silveira vice. PSB e PSC juntos. Pouco? Outros dois, ou até três partidos, entre eles o PDT, podem se somar à aliança, se ela avançar. Isso significaria 4 a 5 minutos no horário eleitoral gratuito. Tempo perdido por Paulo Garcia, e mais do que suficiente para um nome se firmar.

A presença de Simeyzon Silveira na discussão da chapa, e possivelmente na chapa, tem força além da política. Mostra, por exemplo, o descontentamento de boa parte dos evangélicos da capital com o prefeito.

A reclamação mais comum ouvida em relação a Paulo Garcia é a mesma escancarada por Vanderlan Cardoso (que obteve, em 2010, cerca de 160 mil votos na capital): ele age como se a eleição estivesse decidida a seu favor. Nesse caso, conversar e negociar apoios agora implicaria, entre outras coisas, em ter de abrir espaços no governo, depois.

Paulo Garcia tenta segurar a debandada de aliados. Tem conversa marcada nesta sexta, 22, com Vanderlan Cardoso. Ele também busca renovar o diálogo com Junior Friboi. Corre para estancar a sangria político-eleitoral. Tenta fazer em poucos dias o que teve anos para construir. Se não conseguir, enfrentará Barbosa Neto, Friboi e Vanderlan. Além do candidato do governador Marconi Perillo (PSDB), ainda por ser definido.

Se Paulo Garcia não reverter o quadro, uma eleição ganha por W.O., como acreditavam seus assessores, pode se revelar perdida antes mesmo de começar.

Veja o texto do PSB:

Com presença de Paulo Garcia, convenção do PSB será dia 27

O diretório do PSB Metropolitano confirma para dia 27 a Convenção do Partido, na qual serão homologadas as candidaturas a vereadores de Goiânia. O evento ocorrerá na Câmara Municipal de Goiânia, às 9 horas, e contará com a presença do presidente estadual da legenda, Barbosa Neto, o vice-presidente, José Batista Júnior – pré-candidato ao governo em2014 – e o presidente do diretório metropolitano, Rui Gilberto Ferreira.

A convenção também contará com a presença do prefeito Paulo Garcia (PT), que deve disputar a reeleição. O evento será para confirmar a participação do PSB na chapa majoritária encabeçada pelo petista. “O prefeito já confirmou presença nessa importante festa na qual apresentaremos nossa chapa de vereadores e confirmaremos nosso apoio à sua reeleição”, afirma Barbosa Neto.

Até janeiro deste ano, Barbosa Neto era auxiliar do primeiro escalão de Paulo Garcia, o socialista  comandava a secretaria municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico. O vice-presidente do partido, José Batista Júnior, desde o ano passado já anunciou apoio a reeleição do petista.

Pré-candidato ao governo do PSB, José Batista Júnior tem mantido conversas na sede do diretório metropolitano com lideranças de partidos aliados da presidente Dilma Rousseff em Goiás (PMDB, PT, PDT, PSC, PTB e outros) na consolidação das alianças em Goiânia e no interior do estado.

 (Atualizada às 23h05 de 21/06/12) – Publicada no www.goias247.com.br

Vassil Oliveira

Jornalista. Escritor. Consultor político e de comunicação. Foi diretor de Redação na Tribuna do Planalto, editor de política em O Popular, apresentador e comentarista na Rádio Sagres 730 e presidente da agência Brasil Central (ABC), do governo de Goiás. Comandou a Comunicação de Goiânia (GO) e de Campo Grande (MS).