03 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 17/11/2022 às 16:38

Van Gogh Live 8k: Goiânia recebe exposição imersiva com alta tecnologia

Goiânia recebe a maior exposição imersiva mundial sobre a obra do mestre holandês Van Gogh (Foto Ignacio Aronovich).
Goiânia recebe a maior exposição imersiva mundial sobre a obra do mestre holandês Van Gogh (Foto Ignacio Aronovich).

A maior exposição imersiva mundial chegará a Goiânia no próximo dia 18 de novembro, seguindo até o dia 15 de janeiro, no Flamboyant Shopping. A “Van Gogh Live 8k” será projetada em alta resolução, em um espaço de 2.800 metros quadrados, em seis ambientes, com as obras mais famosas do artista holandês Van Gogh.

Goiânia será a segunda cidade a receber a exposição no Brasil, já que a inauguração ocorreu no Rio de Janeiro. As próximas paradas brasileiras para a “Van Gogh Live 8k” serão Fortaleza e Recife, em seguida, a arte impressionista fará uma viagem pelo mundo.

Serão mais de 250 obras expostas com uma inédita tecnologia em resolução 8k, além de textos ilustrativos retirados das cartas de Van Gogh, com a voz de Fernanda Montenegro. A mostra também recebe trilha sonora com músicas de Debussy, Ravel, Bach, O’Halloran, Pink Floyd, 3 na bossa, entre outros.

Com 40 projetores para criar, 480 mil lumens (480K), mais de 45 minutos inéditos de projeções com resolução 8K, a exposição ainda conta com um café-teatro temático, uma loja com produtos especialmente customizados, uma sala educacional, um campo de girassóis e uma antessala imersiva, onde um rosto em 3D do pintor é formado a partir de seus autorretratos.

Vincent Van Gogh é considerado um dos maiores pintores da história, mas teve pouco sucesso durante sua vida. Todo o seu trabalho – cerca de 900 pinturas e 1100 desenhos – foi produzido durante um período de apenas 10 anos, antes de sucumbir à doença mental. Sua fama cresceu rapidamente após sua morte, especialmente após uma grande retrospectiva de sua obra em Paris, em 17 de março de 1901, organizada por sua cunhada Joanna Van Gogh, viúva de seu irmão Theo, que herdou as telas do mestre.

Leia também: Arte Plena Casa Galeria recebe ‘Exposição do nada adiante’, de Sandro Tôrres

Pollyana Cicatelli

Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]