Até agora não apareceu nenhuma emissora de televisão verdadeiramente interessada em adquirir os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro da Série B. Situação preocupante e que pode trazer um cenário “catastrófico”, como disse Hugo Jorge Bravo – Presidente do Vila Nova Futebol Clube, no último final de semana.
Adson Batista – Presidente do Atlético Clube Goianiense – o outro representante goiano na competição nacional que começa em abril, também mostra grande preocupação com o quadro de indefinição.
Nenhuma televisão aberta demonstrou interesse real na aquisição dos direitos de transmissão. O colunista Gabriel Vaquier, colunista do site UOL, revelou que a Rede Globo só tem interesse na plataforma fechada, no caso a Sportv e no seu pay-per-view. O SBT fez uma proposta com um valor baixo e no momento está fora da disputa.
Um acerto do campeonato sem televisão aberta não vai render aos clubes, nem o pouco que eles receberam nos últimos anos pelo contrato de transmissão – cerca de R$ 6 milhões.
Essa possibilidade a cada dia é mais real. O principal da falta motivo para falta de interesse na competição em 2023, é o fato de nenhum clube considerado gigante no futebol nacional estar entre os 20 participantes. No ano passado subiram Vasco, Grêmio, Cruzeiro e Bahia.
Os clubes reclamam e demonstram apreensão dia e noite para CBF, que tem nas mãos um produto que nenhuma grande emissora tem interesse.
No final vão tem que se contentar com o pouco que a Globo oferece para exibir em outra plataformas e um streaming aqui e outro ali.