08 de janeiro de 2025
Publicado em • atualizado em 18/08/2015 às 01:51

“Trem Pequí” terá consulta pública até o fim de outubro

O “Trem Pequí” parecia uma fantasia para a implantação entre Goiânia e Brasília, mas as novas notícias dão conta de que o projeto deu passos importantes no Governo Federal. A Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), vinculada ao Ministério dos Transportes iniciará, até o fim de outubro, um procedimento de manifestação de interesse público (PMI) para construção de linha ferroviária para um trem de passageiros e carga entre Brasília e Goiânia.

A informação foi divulgada nesta segunda(17) pelos governadores do Distrito Federal (DF), Rodrigo Rollemberg, e de Goiás, Marconi Perillo. E o ministério confirmou o prazo para a realização da consulta pública. 

A Agência Brasil informou que o anúncio foi feito após reunião com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues. Os governadores e o ministério informaram ainda que ficou acordado para até 17 de setembro o lançamento de um PMI para transformação da linha férrea entre Brasília e a cidade goiana de Luziânia em uma linha para trem de passageiros. Segundo os governadores, a mudança facilitará a vida da população da região. 

“Eu diria que este é um dia histórico para essa região de Brasília e Goiânia. A transformação da linha férrea entre Brasília e Luziânia em [linha para] trem de passageiros vai atender a uma população muito grande que se desloca diariamente para trabalhar na capital”, disse Rollemberg.

A cidade de Luziânia fica a aproximadamente 60 quilômetros de Brasília e faz parte da região conhecida como Entorno do Distrito Federal. Muitos dos moradores de Luziânia e de outras cidades do Entorno, como Valparaíso e Cidade Ocidental, trabalham e estudam na capital federal.

Segundo Rollemberg, 15% das pessoas que trabalham no Distrito Federal moram no Entorno. A capital goiana, por sua vez, fica a cerca de 200 quilômetros de Brasília. De acordo com o governador do DF, a ideia é um trem de média velocidade ligando as duas capitais, que atenda também à população de Águas Lindas, cidade goiana localizada a 55 quilômetros da capital federal.

Além dos governos de Goiás e do DF, as propostas têm apoio da Assembleia Legislativa de Goiás e da Câmara Legislativa do DF, disse Rollemberg. Perillo informou que as ações também foram “muito bem recebidas” pelo Ministério dos Transportes e pela ANTT no encontro de hoje. Segundo o governador de Goiás, foi discutida na reunião, também, a possibilidade de estender o trajeto do BRT – ônibus que percorre linha exclusiva ligando Brasília a Santa Maria, região administrativa do Distrito Federal – até a cidade de Luziânia.

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .