29 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 04/04/2019 às 01:11

“Tchutchuca é a mãe!”; Assim terminou o debate entre Guedes e os deputados sobre Reforma da Previdência

Paulo Guedes: Sessão com críticas e insultos (foto Fábio Pozzebom, Abr)
Paulo Guedes: Sessão com críticas e insultos (foto Fábio Pozzebom, Abr)

Depois de seis horas, a audiência pública da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados com o ministro da Economia, Paulo Guedes, acabou sob bate-boca. O presidente da comissão, deputado Felipe Francischini (PSL-PR), encerrou a sessão depois de uma discussão entre Guedes e o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) que afirmou: “To vendo, ministro, que o senhor é tigrão com aposentados e trabalhadores, mas é Tchutchuca com quem tem privilégios”

Num momento em que ainda havia 60 parlamentares inscritos, Dirceu disse que Guedes agia sob dois pesos e duas medidas, referindo-se ao tratamento dado pela proposta de reforma aos aposentados e aos trabalhadores rurais em relação aos mais ricos.

Guedes reagiu, dizendo que não admitia esse tipo de comentário. “Tchutchuca é a mãe! É a avó (do deputado)”, manifestou ele dirigindo-se ao deputado, com tom de indignação. 

Ambos trocaram ofensas e passaram a bater boca. Francischini tentou acalmar os ânimos, pediu que Guedes e Zeca retirassem as palavras pejorativas, mas não foi atendido. 

O presidente disse que encerraria a sessão se os ânimos não acalmassem. O ministro decidiu levantar-se, o que fez o presidente da CCJ decretar o fim da audiência.

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .