22 de dezembro de 2024
Publicado em • atualizado em 07/07/2012 às 00:00

Sugestões aos candidatos para atuação em redes sociais

O jornalista e consultor em marketing Gaudêncio Torquato publicou, via Tweeter no endereço @gaudtorquato, 10 sugestões aos candidatos para o uso das redes sociais nesta campanha eleitoral. Ele classificou como “modestos conselhos”, mas são valiosos, nos detalhes que apresentam. 

Conselhos de Gaudêncio Torquato aos candidatos:

1. Sejam sinceros;

2. Expressem um ideario;

3.Linguagem clara, objetiva,sem demagogia;

4. Respeitem os contrários;

5. Mostrem suas diferenças em relação a adversários;

6. Mas não usem linguagem agressiva/imprópria contra eles;

7. Aceitem debates, não temam discutir problemas;

8. Leiam documentos preparados s o município;

9.Tenham ideias criativas, originais;

10. Exija aplicação dos 5 eixos do marketing:pesquisa séria, propostas consistentes, comunicação clara, boa articulação, mobilização massas;

Em complemento às sugestões, Gaudêncio Torquato recomendou, ainda:

– “Cuidado ccom “teias” de amigos e cortes de bajulação. Que mais atrapalham q ajudam. Tente ver os mais criativos de sua equipe”.

– “Amigos me alertam: esconda seu peixe. Procure vendê-lo. Digo: o que falo é tão óbvio. Minha consultoria é tb dizer o óbvio. Certo?”

– “É evidente q o uso descarado e abusado das redes pode ser um bumerangue. Voltando contra o canditato.”

– “Candidatos vão usar as redes socais como nunca usaram. Mas não podem abusar. Precisam avaliar identidade de cada canal.

– “Chamo a atenção para este aspecto: redes sociais devem ser usadas de modo responsável. Cuidado com agressões!”

– “Claro que candidatos de oposição devem fazer críticas aos candidatos da situação. Mas, alerto, sobre problemas locais, não nacionais!”

– “Minha análise parte do pressuposto de que aprovação geral do governo sugere foco na micropolítica: a das pequenas coisas.Problemas cidades”.

Cada ideia mostrada pelo professor e consultor Gaudêncio Torquato merece atenção, sem dúvida. Pena que, em Goiás, dizem várias fontes, o marketing político é feito com amadorismo, pela maioria dos candidatos.

No mínimo, observem estas recomendações. 

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .