O jornalista e consultor em marketing Gaudêncio Torquato publicou, via Tweeter no endereço @gaudtorquato, 10 sugestões aos candidatos para o uso das redes sociais nesta campanha eleitoral. Ele classificou como “modestos conselhos”, mas são valiosos, nos detalhes que apresentam.
Conselhos de Gaudêncio Torquato aos candidatos:
1. Sejam sinceros;
2. Expressem um ideario;
3.Linguagem clara, objetiva,sem demagogia;
4. Respeitem os contrários;
5. Mostrem suas diferenças em relação a adversários;
6. Mas não usem linguagem agressiva/imprópria contra eles;
7. Aceitem debates, não temam discutir problemas;
8. Leiam documentos preparados s o município;
9.Tenham ideias criativas, originais;
10. Exija aplicação dos 5 eixos do marketing:pesquisa séria, propostas consistentes, comunicação clara, boa articulação, mobilização massas;
Em complemento às sugestões, Gaudêncio Torquato recomendou, ainda:
– “Cuidado ccom “teias” de amigos e cortes de bajulação. Que mais atrapalham q ajudam. Tente ver os mais criativos de sua equipe”.
– “Amigos me alertam: esconda seu peixe. Procure vendê-lo. Digo: o que falo é tão óbvio. Minha consultoria é tb dizer o óbvio. Certo?”
– “É evidente q o uso descarado e abusado das redes pode ser um bumerangue. Voltando contra o canditato.”
– “Candidatos vão usar as redes socais como nunca usaram. Mas não podem abusar. Precisam avaliar identidade de cada canal.
– “Chamo a atenção para este aspecto: redes sociais devem ser usadas de modo responsável. Cuidado com agressões!”
– “Claro que candidatos de oposição devem fazer críticas aos candidatos da situação. Mas, alerto, sobre problemas locais, não nacionais!”
– “Minha análise parte do pressuposto de que aprovação geral do governo sugere foco na micropolítica: a das pequenas coisas.Problemas cidades”.
Cada ideia mostrada pelo professor e consultor Gaudêncio Torquato merece atenção, sem dúvida. Pena que, em Goiás, dizem várias fontes, o marketing político é feito com amadorismo, pela maioria dos candidatos.
No mínimo, observem estas recomendações.
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .