A eleição de Catalão deveria ser anulada por que o vencedor da eleição no município foi o voto nulo. Nem Jardel Sebba, nem Adib Elias, nem ninguém. O caso da cidade revela um alto grau de insatisfação da população com os dois nomes. Quais as hipóteses para entender este fenômeno?
O resultado de Catalão ficou assim:
- Voto nulo: 27.814
- Jardel Sebba (PSDB): 25.240.
- Votos apurados: 53.812
- Adib Elias (PMDB): 23.696
- Votos em branco: 758 brancos
- Abastenção: 8.295
- A questão é: por que a maior parte dos eleitores de Catalão rejeitou as duas candidaturas?
Primeira hipótese: a insegurança jurídica de duas candidaturas que sofreram fortes questionamentos. E os dois lados alimentaram a insegurança jurídica, ou seja, a eficiência da contra-informação num tipo de marketing inverso.
Segunda hipótese, segundo Vassil Oliveira, é de que a população cansou do embate entre Jardel Sebba e Adib Elias. E o resultado revela uma forte rejeição deles.
O volume de votos nulos de Catalão desmonta a história de que a cidade é dividida entre dois pólos. Venceu a terceira via.
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .