09 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 19/03/2014 às 00:30

SSP relata queda de 33% de roubos a comércio em Goiânia

 

A secretaria de Segurança Pública divulgou que “o número de roubos a estabelecimentos comerciais em Goiânia caiu em fevereiro, tanto no comparativo com janeiro quanto em relação ao mesmo mês do ano passado. Também houve queda no primeiro bimestre de 2014 em relação ao primeiro bimestre de 2013.

Segundo os dados da Gerência de Análise de Informações da Secretaria da Segurança Pública de Goiás (GAI/SSPGO), a redução do número de roubos a estabelecimentos comerciais na capital foi de aproximadamente 33% em fevereiro quando a referência é janeiro. Em relação a fevereiro de 2013, a queda é de 32%.

No acumulado do ano, também houve diminuição no comparativo com o mesmo período de 2013. Nesse caso, o número de registros foi de 15,2%. Por outro lado, houve um aumento de 3,2% na quantidade de furtos a estabelecimentos comerciais em Goiânia (veja tabela).

Os números foram divulgados na manhã desta terça-feira (18/3), durante reunião da cúpula da SSPGO com representantes do setor na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), quando foi lançada a Rede Integrada de Ações em Prol da Segurança Pública.

Segundo o secretário Joaquim Mesquita, os resultados podem ser atribuídos ao incremento do policiamento. “Desde o final do ano passado, colocamos mais 1,3 mil policiais militares e 860 civis nas ruas. Temos outros 1,1 mil em formação e até maio convocaremos outros 1,3 mil militares”, disse.

Na oportunidade, SSPGO e CDL deram início a acordo de parceria entre ambas. A iniciativa visa, entre outros aspectos, a assinatura de um convênio para que os filiados à CDL forneçam as imagens das câmeras de segurança para a Central de Monitoramento da Polícia Militar. Atualmente, o mesmo modelo já está em andamento em parceria com a associação de moradores do Setor Jaó e está em finalização com a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia.

De acordo com o presidente da FCDL, Melchior Luiz Duarte Abreu Filho, o movimento surgiu da  preocupação de lojistas de diferentes áreas com a segurança em seus estabelecimentos. “Estamos prontos para ajudar no que for preciso”, explicou.

A reunião contou com as presenças do comandante-geral da PMGO, coronel Sílvio Benedito Alves, do delegado-geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski, e representantes de vários segmentos empresariais, como Acieg, Sindposto, Sincopeças e Movimento Goiás Competitivo”.

Ocorrências no comércio em Goiânia

 

Período

Jan/14

Fev/14

Total

Roubo

264

177

441

Furto

284

219

503

Período

Jan/13

Fev/13

Total

Roubo

261

259

520

Furto

234

253

487

 

 

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .