Os servidores da Prefeitura de Goiânia receberam os vencimentos relativos a março na sexta-feira (29/03). Por lei, o poder público municipal tem até o dia 05 do mês subsequente ao vencido para quitar obrigações com pessoal ativo e inativo da administração direta, autárquica e fundacional. O equilíbrio nas contas permite que os salários sejam antecipados, conforme anúncio feito pelo prefeito Iris Rezende em fevereiro.
A antecipação dos vencimentos se confirma pelo segundo mês consecutivo. O calendário de pagamentos deste ano foi formulado pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) com previsão de adiantamento das remunerações, reafirma o titular da pasta, Alessandro Melo.
De janeiro de 2017 até dezembro de 2018, a Prefeitura de Goiânia pagou os servidores dentro do prazo legal estabelecido no artigo 30 da Lei Orgânica do Município de Goiânia (até o dia 05), devido às dificuldades de caixa enfrentadas pela atual gestão.
Contas públicas
“Nosso compromisso sempre foi, após o saneamento das contas públicas, voltar com a antecipação do pagamento dos salários dos servidores”, diz o prefeito Iris Rezende. “Na situação precária em que encontramos a gestão municipal, até então a providência era inviável”, afirma. “Recebi a prefeitura em situação complexa, com obras paralisadas, servidores reivindicando salários que não foram pagos pelo meu antecessor, entre outras situações”, lembra.
“Nossa principal preocupação foi colocar a administração em ordem. Economizamos em todas áreas. Acompanhei a receita e a despesa. Controlamos tudo o que temos na nossa administração. O secretário de Finanças arrecada e eu fico responsável por coordenar como que se gasta”, conta Iris.
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .