O Shopping Cerrado recebe, de sexta-feira (8) a domingo (10), a segunda edição do Café Fest Cerrado, o maior festival de cafés especiais de Goiás. O evento leva ao público palestras, oficinas, cursos e workshops voltados à temática, além de exposições, competições, degustações.
Organizado pela Estação 14, o festival reúne cafeterias, baristas, representantes, distribuidores e coffee lovers com o objetivo de contribuir para a construção e consolidação da cena dos cafés especiais em Goiânia. O evento acontece no mês em que é celebrado o Dia Mundial do Café.
Realizado no Espaço Cerrado em Movimento, situado no piso térreo do shopping, em frente a loja do Magazine Luiza, o festival contará, ainda, com a comercialização de produtos de marcas regionais, nacionais e multinacionais relacionadas ao setor. São presenças confirmadas no festival seis cafeterias especializadas, com seus baristas, sendo elas: Estação 14, Garoa, Luiz Café Conceito, Ópera Café, Elegia e Subverso.
Passaporte
O passaporte all day, que garante o direito de livre entrada e saída em cada dia de evento, acesso às palestras e também consumação dos cafés e cappuccinos produzidos pelos baristas e cafeterias, podem ser adquiridos em valor promocional até esta quinta-feira (7), neste link. Os ingressos também podem ser adquiridos durante o evento. Há, entretanto, vagas limitadas para determinadas atividades, com a necessidade de inscrição prévia.
Programação de Palestras
A programação de palestras começa na sexta-feira (08), às 19h15, com um bate-papo com profissionais do café sobre o que é preciso para “furar” a bolha dos cafés especiais? Já no sábado (09), das 11h30 às 12h30, Roberta Flor, barista na Coffee Tour Goiânia, Sulayne Shiratori, barista e educadora do café, e Kelly Stein, jornalista e proprietária do podcast Coffea e do Coffea Trips, discutirão como o turismo do café atrai novos consumidores.
No sábado (09), o público poderá conferir a Roda de Conversa IWCA sobre Mulheres no Café – desafios do passado são os mesmo de hoje, das 13 horas às 15h30, com participações de Juh Felix, barista e embaixadora do evento, Jaine Santos, proprietária da cafeteria Prosa & Saber, além da barista Petra Moreira Cruz e a proprietária do Mercado do Café, Maria Teresa.
Já das 15h45 às 16h30, Luiz Salomão, gerente de vendas América do Sul da multinacional Bunn Quality, e Rodrigo Ramos, proprietário da torrefação King Cafés, abordarão o tema “Como escolher equipamento para sua operação?”. Por fim, das 17 às 18 horas, a nutricionista e sócia da torrefação Civitá Café, Lorena Andrade, fará uma exposição sobre os benefícios nutricionais dos cafés especiais.
Workshop
A barista Mari Mesquita, de Brasília (DF), ministrará um workshop de extração no dia 08 de abril, das 18h30 às 19h45. Durante a atividade, os métodos da marca Timemore serão utilizados para abordar temas como granulometria, temperatura, tempo, proporção e agitação. Isso com o objetivo de proporcionar aos participantes o conhecimento necessário para que eles consigam fazer um café ainda mais especial para saborear em casa.
Oficinas
A 2ª edição do Café Fest Cerrado também contará com oficinas de cupping guiado, no sábado (09), às 16 horas, e no domingo (10), às 17 horas. A atividade, que consiste em uma prova de degustação de café para avaliar e classificar os grãos de café torrado, será comandada por profissionais da área que estarão participando do festival, como baristas e mestres de torras. As inscrições são gratuitas para quem estiver no local do evento e poderão ser feitas no local, uma hora antes do início do cupping. As vagas são limitadas.
Já no sábado (09), das 10h15 às 11h30, uma oficina de filtrados será ministrada pelos baristas da Estação 14, Gabriel Brandão e João Luiz. O encontro abordará a extração com os métodos Chemex e Koar, com a proposta de demonstrar como o mesmo perfil de café se comporta de maneira diferente em métodos distintos.
Para quem é encantado com as misturas que o universo dos aromas e sabores do café possibilita, a oficina noturna irá explorar, também no sábado, coquetéis clássicos com café, como espresso martini, Irish coffee e white russian, além de releituras como o coffee negroni, para explicar a interação sensorial entre café e diferentes destilados. A atividade será ministrada pela barista Mari Mesquita, das 18h15 às 19h15
Cursos
Os sócios da Torrefação e Cafeteria Civitá, Fernando Bakker,biólogo e torrefador, e Lorena Andrade, nutricionista e gastróloga, ministrarão, na sexta-feira (9), das 11h45 às 13h30, um curso sobre princípios e defeitos da torra do café. Os participantes aprenderão a reconhecer, na xícara de café, defeitos provenientes da torra do café, como torra subdesenvolvida, superdesenvolvida (queimada), assada, entre outros.
Na mesma data, das 14 horas às 15h30, o químico Thiago Motta e o barista Carlos Araújo irão ministrar um curso de Análise Sensorial de Ácidos do Café. A formação abordará temas como definição química de ácidos, concentração de ácidos/percepção, origem dos ácidos no grão do café, características sensoriais do ácido cítrico, málico e lático e, ainda, cupping dos ácidos diluídos em água e café. As vagas também são limitadas.
Já no domingo (10), às 15 horas, Dani Lacerda, do conhecido perfil @quatroxicaras, no Instagram, e Marcelo Neves, representante Wolff Café Goiânia, ministrarão o curso Café Especial – Como Preparar Em Casa? Além de falar sobre a origem do café e o cenário do café especial no Brasil, eles irão abordar classificação, variedades e categorias de café, além de detalhes sobre a extração, tais como características sensoriais, moagem, importância da água, métodos, comidas que harmonizam com café e experiência sensorial com harmonização.
Campeonato
No domingo (10), a partir das 13 horas, o Shopping Cerrado sedia a primeira regional do 55 Independent Coffee Brewers, um campeonato multi métodos de preparo de cafés especiais organizado pela 55 Coffee HUB que irá percorrer outras sete cidades brasileiras. A proposta é que os competidores escolham o seu método de preparo preferido para preparar uma xícara de café em cinco minutos, todos utilizando o mesmo café, disponibilizado pela organização do evento.
Cada competidor deverá levar os itens necessários para o preparo do seu café, como método de preparo, filtros, chaleira, balança, entre outros. As rodadas serão compostas por três ou quatro competidores e os preparos serão avaliados pelos juízes às cegas. A xícara melhor avaliada será declarada vencedora.
Competição
Baristas e aspirantes das diversas cafeterias de Goiânia também poderão participar de uma competição de Latte Art na sexta-feira (08), às 20h30. A ideia é que os participantes usem sua criatividade, habilidade e prática para executar desenhos em xícaras de café expresso, derramando um pouco de leite vegetal Naveia na superfície da bebida.
Além de acompanhar de perto a disputa, o público também poderá saborear os cappuccinos executados pelos competidores. Os desenhos serão avaliados às cegas por um júri composto por profissionais da área e o ganhador receberá produtos da Naveia e um kit preparado pela organização do evento.
Experiência
Para quem deseja entender melhor o que é o café especial e as particularidades desse universo, a Muy Experience abordará no domingo (10), das 11 às 13 horas, temas como o mercado de cafés especiais, as diferenças entre café tradicional e especial, o papel fundamental do produtor, o ofício de torrefação e a importância das cafeterias e consumidores. Na ocasião, os participantes terão a chance de vivenciar percepções multissensoriais e uma análise sensorial de diferentes perfis de cafés. A oferta é de 15 vagas para a atividade.