07 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 08/09/2017 às 20:04

Saudades do verdadeiro Goiás Esporte Clube

Time do Goiás em 1980
Time do Goiás em 1980

O atual elenco do Vila Nova Futebol Clube pode entrar para história do futebol goiano. A conquista do tão sonhado acesso para elite do futebol nacional fará com que os jogadores fiquem eternizados nas principais páginas do Onésio Brasileiro Alvarenga.

Mesmo se chegar ao Campeonato Brasileiro da Série A, torcedores durante muito tempo vão se lembrar de um time que lutava em campo e que não tinha preguiça para se entregar em treinamentos e jogos. Uma equipe que honrou a camisa vermelha.

O mesmo não se pode dizer do atual Goiás Esporte Clube que deixa sua imensa torcida envergonhada. Bem próximo de um inacreditável rebaixamento, o time esmeraldino pode ficar na história da Serrinha por conta do “status” de pior de todos os tempos. Uma queda para Terceira Divisão vai concretizar o que boa parte da torcida já considera.

Olhar para o Goiás de 2017 e imaginar esquadrões do passado deixa a galera verde ainda mais chateada. Recebi através de um grupo de WhatsApp algumas fotos de formações esmeraldinas e a comparação é inevitável.

Jogadores de hoje não conseguiram engraxar as chuteiras de craques como do time de 1980 que contava com Macalé, Gílson Jader, Cacau, Luvanor e Carlos Alberto Santos.  Em 1990 já com os veteranos Luvanor e Cacau comandando um timaço que tinha Túlio Maravilha, Wílson Goiano, Niltinho, Péricles, Fagundes, Lira e outros craques.

Voltando no passado uma outra foto mostrava Edson, Lotti, Carlos Alberto, Nei Ladeira e Zé Teodoro. Na década de 70 com Lincoln, Triel, Pastoril, Amauri, Alexandre Neto, Raimundinho e Tuíra.

Vamos lembrar do acesso em 1994 com Baltazar e Zé Teodoro liderando uma garotada: Reidner, Marcelo Borges, Marcelo Batista, Adriano, Márcio, Romeu, Kleber Guerra e Emerson.

Em 1991 outro acesso com Harlei, Sílvio Criciúma, Josué, Marabá, Túlio, Fernandão, Dill e Araújo. Na temporada 2012 o Verdão teve Ricardo Goulart, Walter, Amaral, Thiago Mendes, Ernando e Egídio.

Faltaram muitos outros grandes times do Goiás nos seus 74 anos, vários outros craques e momentos inesquecíveis.

Vamos parar por aqui.

Veja imagens:

{gallery}Goias Esporte Clube{/gallery}

{nomultithumb}