05 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 13/02/2020 às 00:05

Saneago discorda da revisão do aumento da tarifa de água em Goiânia

O aumento da tarifa de água na ordem de 9,16% está programado para a próxima sexta-feira (1). Autoridades do Município de Goiânia até reclamaram do reajuste e defenderam a revisão tarifária. No entanto, de acordo com o presidente da Saneago, José Taveira, não há possibilidade de mudança na revisão da conta de água.

“Nós tivemos um longa reunião com a equipe técnica da Agência de Regulação Municipal presidida pelo engenheiro Paulo César e estas reuniões estão prosseguindo no dia de hoje. Durante toda a manhã as equipes técnicas da agência estão discutindo os aspectos. É uma agência nova, precisa de adquirir expertise, mas não há possibilidade da redução no percentual do reajuste tarifário até porque durante o período ele é menor do que a inflação”, afirmou.

De acordo com José Taveira a prefeitura não precisaria ser consultada, pois o novo contrato ainda não está em vigor. “A plenitude do relacionamento da prefeitura com a Saneago só se dará após que o Município elaborar o Plano de Saneamento que será acolhido pela Saneago, isto está no início do processo. Somente agora que a prefeitura está licitando uma consultoria para elaborar o plano de saneamento. A lei já foi aprovada, sancionada, a prefeitura tem que fazer um programa de saneamento, isso é atribuição dela. A Saneago é mera executora da vontade da prefeitura que presume que seja a vontade da população”, destacou.

O secretário de Finanças da Prefeitura, Jeovalter Correia reafirmou que o contrato ainda não está em vigor e que realmente precisa fazer a elaboração do plano. “Antes do contrato precisa fazer um convênio do Estado onde a prefeitura participará do conselho da Saneago. O contrato só será feito após a conclusão do plano”, afirmou o secretário.

Leia mais

Iniciada revisão da tarifa de água em Goiânia