31 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 07/06/2018 às 17:17

Saiba quais os nomes cogitados à presidência da Câmara Municipal de Goiânia

Seis a cada dez vereadores mudaram de partido. Foto: Arquivo DG.
Seis a cada dez vereadores mudaram de partido. Foto: Arquivo DG.

{nomultithumb}

No mês de dezembro ocorrerá as eleições para escolher o novo presidente da Câmara Municipal de Goiânia e os demais componentes da Mesa Diretora da Casa. O presidente tem a missão de dirigir o Legislativo Goianiense e de substituir o prefeito da capital, Iris Rezende em situações extraordinárias.

Há ainda relativa distância as eleições na Câmara. No meio do caminho, em outubro mais precisamente há eleições gerais para escolha de deputados federais e estaduais, senadores, governador e presidente. Diversos vereadores serão candidatos a outros cargos, mas já existe movimentações, ainda que tímidas relativas à sucessão da presidência da Câmara.

Nomes

Alguns nomes foram apurados pela reportagem. O primeiro deles é do presidente Andrey Azeredo (MDB) que pode ser candidato à reeleição. Nos bastidores são ainda cogitados os nomes de Milton Mercêz (PRP), Romário Policarpo (PTC), Vinícius Cirqueira (PROS), Welington Peixoto (MDB) Dra Cristina (PSDB) e Anselmo Pereira (PSDB).

A reportagem conversou com vários vereadores que nos bastidores revelaram as articulações de momento e pontos favoráveis e desfavoráveis de cada um dos nomes colocados até o momento.

Nenhum dos nomes consultados se apresentam abertamente como candidatos, ou que já trabalham para a função. Mas movimentações começam a acontecer no sentido de construir apoios visando o processo eleitoral interno.

Na última semana, por exemplo, grupos de oposição estiveram reunidos. Ainda não foi indicado o nome mas articulações já foram iniciadas.

Pontos favoráveis

Andrey Azeredo leva a vantagem de ser o atual presidente, de ter no momento a caneta na mão para tomada de decisões. O emedebista é forte aliado do prefeito Iris Rezende.

Policarpo e Cirqueira foi citado por vários vereadores novatos procurados pela reportagem. Os dois têm boa articulação no grupo de parlamentares eleitos pela primeira vez.

Milton Mercêz foi candidato na última eleição, mas acabou derrotado por Andrey. Parlamentares insatisfeitos com a atual gestão podem se manifestar pelo nome de Milton que há vários mandatos está no Legislativo Goianiense.

Welington Peixoto (MDB) tem boa articulação entre vereadores e pode ser alternativa de um nome dentro da base de Iris Rezende.

Dra Cristina (PSDB) desde o início da atual legislatura colocou claramente à posição contrária a atual Mesa Diretora da Câmara Municipal de Goiânia. Ela pode agregar votos da oposição.

Anselmo Pereira (PSDB) tem a experiência de ter sido presidente da Câmara Municipal de Goiânia recentemente. Parte dos vereadores considera que ele fez uma boa gestão.

Pontos contrários

Andrey não teria cumprido alguns compromissos com vereadores eleitos pela primeira vez. A fragilidade na base do prefeito e o desgaste do mandato de Iris, principalmente na Saúde e Educação, em que secretários (Fátima Mrué e Marcelo da Costa) são constantes alvos de críticas de vereadores, podem atrapalhar à reeleição do presidente.

Policarpo e Cirqueira apesar do bom trânsito, carecem de maior experiência nas articulações em um momento mais decisivo do processo eleitoral da Câmara.

Welington Peixoto enfrenta a dificuldade de conseguir apoio da base do prefeito, apesar da boa articulação e ainda a corre o risco de não obter apoio dos membros da oposição.

Dra Cristina tem como maior dificuldade o processo eleitoral de outubro. Ela pode ser candidata a deputado estadual e pode perder tempo em caso de uma derrota nas urnas.

Anselmo Pereira tem a resistência de um grupo de vereadores. Ele é acusado de ter sido demasiadamente duro em alguns instantes da legislatura passada, desagradando parte dos parlamentares.

Tendências

A reportagem apurou junto aos vereadores a tendência de momento no Poder Legislativo. Caso o prefeito promova mudanças nas áreas de Saúde e Educação, o candidato ligado a Iris Rezende pode ganhar mais força, devido à grande insatisfação dos parlamentares em relação aos dois secretários, e pelas constantes reclamações que chegam à Câmara relativa às duas áreas.

Já houve uma Comissão Especial de Inquérito para apurar irregularidades na Saúde Pública de Goiânia e há no momento uma proposta para instalação de comissão para investigar pontos da Educação Municipal.

Caso o cenário na prefeitura se mantenha com muitas obras paradas, manutenção dos gestores nas áreas citadas acima, há grande tendência de fortalecimento do grupo de oposição.

Vários vereadores mencionaram que grupos contrários ao presidente Andrey e a Iris Rezende podem se unir e indicar novos componentes para a Mesa Diretora.