31 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 10/05/2018 às 19:13

Romário lidera para governador do Rio de Janeiro

Com  24,8% das intenções de voto na Paraná Pesquisas, o senador Romário mantém posição distanciada do segundo lugar para governador do Rio de Janeiro. Ele é seguido por Eduardo Paes com 13,5% entre os entrevistados da sondagem estimulada que ouviu a opinião dos eleitores entre 04 e 09 de maio de 2018.


LEIA TAMBÉM: 34,3% dos brasileiros dizem que a vida piorou após impeachment de Dilma


O terceiro colocado é Antony Garotinho que foi citado por 11% apesar de todas as referências feitas ao nome dele em recentes escândalos nacionais.

Pela ordem, aparecem os candidatos Índio da Costa (8,2%), Bernardinho (6,3%), Miro Teixeira (5,9%), Celso Amorim (3,4%), Tarcisio Mota (3%), Juiz Wilson Witzel (2,9%) e Rubem César Fernandes (0,9%).

Segundo a pesquisa, 15,2% disseram que não pretendem votar em nenhum dos candidatos apresentados na pesquisa. 4,9% disseram que não sabem em quem votar, se a eleição fosse hoje.

Veja a íntegra do relatório, aquí.

Metodologia:

De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.549/2017, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º RJ-09134/2018 para o cargo de Governador e Senador.

O universo desta pesquisa abrange os eleitores do Estado do Rio de Janeiro. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 1.850 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade e nível econômico. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 44 municípios durante os dias 04 a 09 de maio de 2018, sendo auditadas simultaneamente à sua realização em 20,0% das entrevistas.

Tal amostra representativa do Estado do Rio de Janeiro atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5% para os resultados gerais. Para a seleção da amostra utilizou-se o método de amostragem estratificada proporcional. Conforme o mapeamento do Estado em 6 mesorregiões homogêneas segundo o IBGE, considerou-se esta divisão geográfica como primeira estratificação. Dentro de cada mesorregião, agruparam-se os municípios em grupos homogêneos, procedendo-se à estratificação proporcional final da amostra. A Paraná Pesquisas encontrase registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/18.

A amostra é representativa dos moradores das áreas pesquisadas e foi selecionada em três etapas. Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico dos municípios onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população eleitora com 16 anos ou mais residente nos municípios como base para essa seleção. Na segunda etapa, fez-se um sorteio probabilístico dos setores censitários, onde as entrevistas foram realizadas, através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população eleitora de 16 anos ou mais residente nos setores como base para essa seleção. Na terceira etapa, a seleção dos entrevistados dentro do setor censitário, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: sexo, faixa etária, escolaridade e nível econômico.

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .