07 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 13/02/2020 às 00:24

Represamento de recursos federais pode atrasar conclusão do trecho norte do BRT

Prefeito durante vistoria as obras do Terminal Recanto do Bosque (Foto: Arquivo Prefeitura de Goiânia)
Prefeito durante vistoria as obras do Terminal Recanto do Bosque (Foto: Arquivo Prefeitura de Goiânia)

Mesmo com pedido feito pelo governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) ao ministro das Cidades, Bruno Araújo e com intervenção da senadora Lúcia Vânia (PSB), houve contingenciamento de recursos por parte do governo federal em relação a obras do BRT Norte Sul. Em declaração dada a imprensa nesta terça-feira (8), o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), destacou que houve atraso de um repasse de R$ 12 milhões para o consórcio executor da obra.

A intenção do prefeito Paulo Garcia é de entregar o trecho entre a Praça do Trabalhador, no Setor Norte Ferroviário e o terminal do Recanto do Bosque, na região noroeste da capital. Ele admitiu que por conta do atraso, pode ser que não consiga fazer a entrega ainda no mandato dele, que termina em 31 de dezembro deste ano.

Paulo Garcia ressaltou a intervenção feita pelo governador Marconi Perillo e pela senadora Lúcia Vânia junto ao Governo Federal para que libere recursos.

“As obras do BRT sempre disse que o meu desejo era entregar o ramo norte, da Praça do Trabalhador até a estação do Recanto do Bosque, na região noroeste. Nós tivemos um atraso por contingenciamento do repasse dos recursos de financiamento através do Ministério das Cidades, eu tenho recebido a ajuda e o apoio na interlocução com o Governo Federal da senadora Lúcia Vânia que inclusive esteve pessoalmente ontem no meu gabinete e do governador Marconi Perillo. Todos os dois me afirmaram que há desejo do ministério de repassar estes R$ 12 milhões para o consórcio executor da obra. Nós estamos dependentes destes recursos para que acelere ou se retarde um pouco. A obra está muito avançada. Mas é uma obra que não termina no meu mandato eu não tenho dúvida que é uma das mais importantes da minha administração e haverá de ter continuidade por quem me suceder”, explicou.

Outras obras

O prefeito ressaltou que “ainda terá muita coisa para entregar a população”. Entre as obras que pretende entregar é da ponte da Rua 1018, sobre o córrego Botafogo, na divisa do Setor Pedro Ludovico com a Vila Maria José e a pista no sentido norte-sul da Marginal Botafogo.

Leia mais

Aluguel de bicicletas públicas em Goiânia começa em dezembro