19 de novembro de 2024
Publicado em • atualizado em 13/02/2020 às 00:02

Renda Cidadã permanece sem prazo para retomada de pagamento

Apesar do lançamento do novo Renda Cidadão já ter ocorrido, o pagamento permanece suspenso e ainda não há prazo para os beneficiários serem contemplados. De acordo com a secretária da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho (Secretaria Cidadã), Lêda Borges, primeiro o sistema automaticamente definirá quem serão os beneficiados para que depois sejam confeccionados os cartões.

“Nós temos passos a cumprir. Lançamos o novo Renda. O sistema é implantado na secretaria. Este é o primeiro passo. Aí com o confronto das informações sai a primeira listagem. Desta primeira listagem temos que distribuir os cartões, pois com os cartões que aí estão não se faz pagamento. O pagamento ocorrerá depois destes passos técnicos”, afirma.

Recentemente foi divulgado pelo governo do Estado que o pagamento do Renda Cidadã ocorreria no dia 15 deste mês, mas a secretária Lêda Borges informou que foi um erro da Secretaria da Fazenda e que não procede a informação.

“Não a Sefaz deu esta informação, mas nós ainda estamos implantando o sistema. Quem deu a informação já fez uma errata. Nós estamos implantando o sistema na secretaria da primeira listagem, então isto não é verdadeiro”, explicou.

O programa foi relançado em maio, pelo Governo do Estado, após reestruturação feita por técnicos da Secretaria Cidadã, Segplan e Sefaz, buscando evitar duplicidades com outros programas de transferência direta de renda e melhorar o controle e a gestão do programa por meio do desenvolvimento de Sistema de Tecnologia da Informação.

“Não vai haver mais duplicidade, para que isto não aconteça mais, o sistema precisa estar redondo, em pleno funcionamento para que a gente saiba as famílias que vão permanecer, daquelas antigas. São retiradas as do sistema aquelas que estão em duplicidade. Já havíamos retirado seis mil beneficiários, de uma forma menos técnica do que agora, já que contamos atualmente com um sistema informatizado, com estas famílias que ficarem, os cartões já estão licitados, a empresa já está licitada, produziremos os novos cartões, para que aí possamos pagar”, destacou.

Em relação a quantidade de beneficiários a secretária argumentou que ainda não é possível afirmar, pois será definida pelo sistema. Ela não confirma informação divulgada pelo governo de que serão beneficiadas 20 mil famílias, devido a possibilidade de exclusão de mais pessoas do programa, por duplicidade de pagamentos, por estarem inclusas em diferentes programas sociais.

“Quando se sistema um sistema informatizado não se faz expectativa. Não se joga dados. Se me perguntar quantos em Goiânia terão direito eu não sei dizer, porque quem irá dizer é o sistema a partir do confronto das informações que é impessoal, de acordo com os critérios”, argumentou. A estimativa é que até o final deste ano serão destinados ao programa R$ 40 milhões.

Leia mais

Reiniciado o programa Renda Cidadã