30 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 16/01/2019 às 11:23

Relatório da STN sobre finanças do governo de Goiás não foi concluído

Ronaldo Caiado em reunião com técnicos da Sefaz, na segunda, 14 (foto divulgação)
Ronaldo Caiado em reunião com técnicos da Sefaz, na segunda, 14 (foto divulgação)

O relatório da equipe da Secretaria do Tesouro Nacional que avalia as contas do governo do Estado de Goiás não foi concluído, segundo a assessoria de imprensa da secretaria da Fazenda do Estado de Goiás, confirmada às 08h00 e divulgada em nota oficial ao meio-dia de hoje, 16.

“O que a reportagem de O Popular mostrou são dados que estão no “Guia para o Governador” entregue ao Governador Ronaldo Caiado, com base em dados obtidos antes das reuniões. O Guia foi entregue no evento de abertura na última segunda-feira (14/01). Ele não tem relação com a relatório que a missão ainda vai preparar e entregar”, afirma a secretária Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt, na nota (Veja a íntegra abaixo).

A equipe do Tesouro não dá declarações e não faz comentários sobre o trabalho antes da conclusão.

Segundo a secretária, houve uma confusão. Ela cita um documento que é prévio ao trabalho que está sendo elaborado, esta semana.  “Embora o Guia (ao governador de Goiás) tenha sido preparado em janeiro pelo Ministério da Economia para ser entregue a todos os governadores, este não diz respeito aos critérios para entrada no PRF com os dados fechados, o que está sendo feito neste momento. No último mês do ano foram realizadas várias despesas, pagamentos e efetuados empenhos. Assim, os dados estão incompletos. São considerados, portanto, preliminares e serão alterados em breve”, reforçou ela, em nota.

O Guia aos governadores é um documento público que está disponível, na internet. (VEJA AQUÍ)

Para esclarecer, ainda mais, Cristiane Schimidt afirmou: “Sem o diagnóstico completo, com os números do balanço, não há como eles darem seu parecer”.


NOTA DA SEFAZ –  Sefaz: missão da STN não apresentou relatório ao Estado

16 de janeiro de 2019

A Secretaria da Fazenda esclarece que o trabalho da missão do Ministério da Economia, que está em Goiânia desde segunda-feira (14/1), não terminou, prossegue conforme previsto e a equipe técnica da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) ainda não emitiu parecer até porque ainda se encontra na Sefaz.

O próprio órgão federal afirmou em seu site que “os dados referentes ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) apresentados nos Guias são de 2017” e que “os Guias para os Governadores não devem ser considerados como pareceres do Tesouro Nacional. Trata-se de documento informativo direcionado aos novos administradores dos Estados”.

“O que a reportagem de O Popular mostrou são dados que estão no “Guia para o Governador” entregue ao Governador Ronaldo Caiado, com base em dados obtidos antes das reuniões. O Guia foi entregue no evento de abertura na última segunda-feira (14/01). Ele não tem relação com a relatório que a missão ainda vai preparar e entregar”, afirma a secretária Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt.

Ela diz ainda que, embora o Guia tenha sido preparado em janeiro pelo Ministério da Economia para ser entregue a todos os governadores, este não diz respeito aos critérios para entrada no PRF com os dados fechados, o que está sendo feito neste momento. No último mês do ano foram realizadas várias despesas, pagamentos e efetuados empenhos. Assim, os dados estão incompletos. São considerados, portanto, preliminares e serão alterados em breve.

A secretária diz que nem o Ministério da Economia nem a missão técnica emitiram parecer sobre a adesão de Goiás ao Regime de Recuperação Fiscal (RFF) como consta da reportagem. “Sem o diagnóstico completo, com os números do balanço, não há como eles darem seu parecer”, acrescenta.

Comunicação – Sefaz


Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .