A região Noroeste de Goiânia recebe, pela primeira vez, o Feirão da Casa da Própria. O evento acontece neste sábado (7) e domingo (8), a partir das 8h, na Rua 16 de Maio, no Setor Estrela Dalva. Na ocasião, famílias que ainda moram de aluguel e desejam ter o seu próprio lar, irão receber orientações referentes aos procedimentos para a aquisição. Haverá, ainda, palestras gratuitas sobre planejamento financeiro, simulação de crédito, criação de MEI, orientação para declaração do Imposto de Renda, além de consulta ao FGTS.
“A aquisição da casa própria exige organização e informações para cumprir os trâmites burocráticos e de planejamento financeiro. Percebemos que, muitas vezes, é a falta desses quesitos que inviabiliza a compra e o financiamento imobiliário, por isso, decidimos levar esse evento para a região onde estamos lançando um empreendimento”, pontua Rodrigo Lima, diretor da In Inteligência Construtiva.
De acordo com estudo realizado pelo Instituto Mauro Borges, com dados do Cadastro Único (CadÚnico) 2020, do Governo Federal, Goiânia lidera, atualmente, o déficit habitacional em Goiás, com mais de 23 mil famílias que sofrem com gastos excessivos de sua renda destinados ao pagamento de aluguéis.
Por este motivo, a mestre em Economia, educadora e planejadora financeira, Kallenya Thays, fará, no sábado, palestras gratuitas no evento, sobre educação financeira. As sessões estão previstas para às 10h e 15h. Segundo ela, a meta será ajudar os participantes a verem como é possível alcançar a casa própria a partir da organização financeira.
“Falta de controle de gastos é muito prejudicial. É preciso desenvolver o hábito de planejar os gastos mensais; tanto os fixo, como os variáveis, como passeios e viagens, e estabelecer o quantitativo que se pode gastar. Além disso, é fundamental acompanhar semanalmente o planejamento e ver se está sendo obedecido. Se não, precisamos colocar o pé no freio e voltar ao que foi planejado”, adianta.
Para esclarecer a respeito de cálculos voltados ao financiamento, o Feirão contará com a presença da contadora Iasmim Santos. “Geralmente as pessoas não sabem como comprovar renda, principalmente se são trabalhadoras autônomas. Nestes casos, para prestadores de serviços, de profissões não regulamentadas, como pintores e cozinheiras, por exemplo, fazer o cadastro como Microempreendedor Individual (MEI) é uma solução”, orienta.
Além disso, o público também poderá conhecer o Life IN Residence, situado no setor Estrela Dalva, na região noroeste de Goiânia, com entrega prevista para o 2023. Os apartamentos já poderão ser adquiridos através do programa de financiamento do governo federal, Casa Verde e Amarela. O imóvel será construído na continuação da Avenida Goiás Norte, nas proximidades do terminal de ônibus Recanto do Bosque e contará com 160 apartamentos de dois quartos, a partir de 43 metros quadrados, distribuídos em cinco torres.