A região da Chapada dos Veadeiros vai receber a sexta edição do Raízes, um encontro de raizeiros, parteiras, benzedeiras e pajés. O evento acontece na Vila de São Jorge e em Alto Paraíso de Goiás, entre os dias 25 e 28 de maio, com cerca de 80 mestres de saberes tradicionais.
Em sua programação, o Raízes conta com oficinas, rodas de conversa, benzimentos, saídas de campo na mata, documentários, minicursos, exposições, feiras e noites culturais, completando quase 40 atividades.
De acordo com a organização, o festival é responsável por transformar a Chapada dos Veadeiros em uma verdadeira escola aberta de reconexão com a ancestralidade.
Planta-símbolo
Em cada edição, uma planta medicinal e nativa do Cerrado ganha lugar de destaque nas trocas de saberes do encontro. Em 2023, a planta-símbolo é a Sucupira, que se junta ao Jatobá, Copaíba, Buriti, Barbatimão e Velame-Branco, homenageadas nos anos anteriores.
O encontro
A primeira edição do Raízes aconteceu em 2016 e desde o início, a missão é de salvaguardar, mas também de difundir saberes e fazeres tradicionais em saúde, valorizando o lugar social das mestras e mestres de tradição oral que sempre cuidaram de suas comunidades e que são bibliotecas vivas das ciências ancestrais.
Na última edição, o evento reuniu mais de duas mil pessoas, vindas de todo o Brasil e outras nacionalidades.
Ingressos
A maioria da programação do encontro será gratuita, sendo que apenas quatro delas terão cobrança de ingresso. A programação completa está disponível nas redes sociais do evento.
Leia também: Encontro de Brechós reúne 100 bancas de produtos, oferecendo até 80% de economia
Pollyana Cicatelli
Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]