A pesquisa Serpres/O Popular, divulgada no domingo, 28, revela que a posição de Antônio Gomide (PT), em Anápolis, é o fator que estaria, no retrato desta sondagem, impedindo a vitória de Marconi Perillo(PSDB) no primeiro turno da eleição.
A análise dos dados da pesquisa, em contraposição com o resultado da eleição de 2010, leva a essa conclusão, diretamente.
Em 2010, Marconi chegou a ter perto de 62% dos votos válidos, contra Iris Rezende.
Agora, na Serpes, Marconi Perillo tem 44,2% dos votos enquanto Antônio Gomide tem 15,2%. A região centro inclui a cidade de Anápolis, entre outros municípios (Veja a Tabela 2.2 do relatório abaixo).
A conclusão é de que, considerando o resultado de 2010, Perillo teria um percentual maior em Anápolis se não fosse Gomide na disputa, no primeiro turno.
Se o percentual de Anápolis de Perillo fosse maior e com o empate registrado em Goiânia, segundo a pesquisa mostra, o governador já teria o percentual garantido em votos válidos para a eleição no primeiro turno.
É claro, esta análise está no campo das hipóteses, mas os argumentos são muito consistentes (Compare com a Tabela 3.2 em que é feita a simulação de segundo turno por região).
Confira os dados na TABELA 2.2 da pesquisa SERPES/ O POPULAR no relatório abaixo
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .

