30 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 12/02/2020 às 23:57

Quase 35% dos vereadores de Goiânia trocam de partido durante “janela”

Doze vereadores trocaram de partido durante a janela que abriu espaço para que políticos de mandatos proporcionais (deputados e vereadores) pudessem mudar de legenda sem a perda do cargo. As mudanças mexeram na composição de siglas na Câmara Municipal de Goiânia.

Quem mais ganhou?

O Partido da República (PR) foi o que mais ganhou. A legenda contava com apenas um vereador. Agora são cinco.

Vale ressaltar que o PR não elegeu nenhum vereador para a atual legislatura. Felizberto Tavares que havia sido expulso do PT em 2014 se filiou a legenda em fevereiro de 2015.

Os ex-peemedebistas: Mizair Lemes Júnior, Paulo Borges e Izídio Alves ingressam no partido, assim como Jorge do Hugo que estava no PSL.

Quem mais perdeu?

O PMDB foi o partido que mais perdeu vereadores durante o período da “janela”. Até então era a legenda que tinha a maior bancada da Câmara Municipal de Goiânia. Eram sete parlamentares. Hoje são apenas três.

Saíram do partido os seguintes vereadores: Mizair Lemes Júnior, Paulo Borges e Izídio Alves para o PR. Denício Trindade para o Solidariedade.

O suplente de vereador, Eudes Vigor que até semana passada ocupava cadeira na Câmara, em substituição a Paulo Borges que ocupava cargo de secretário, também deixou o PMDB, indo para o PSDB.

Os parlamentares reclamaram da dificuldade na formação de chapa. A indefinição se Iris Rezende será candidato a prefeito foi um dos motivos.

Outra reclamação é quanto à exigência do presidente do PMDB Metropolitano, Bruno Peixoto, dos parlamentares entregarem os cargos que possuem na Prefeitura de Goiânia, o que poderia dificultar num processo de reeleição.

Por enquanto, os parlamentares que deixaram a legenda continuam na base do prefeito Paulo Garcia na Câmara.

Outras baixas

Ainda no quadro de perdas, o PSL perdeu os três vereadores que possuía, Zander Fábio foi para o PEN, Jorge do Hugo para o PR e Antônio Uchôa para o PMN.

Apesar de o Solidariedade ter ganhado um vereador, perdeu outro. Paulo Magalhães deixou a legenda e se filiou ao PSD.

Cida Garcez que havia sido expulsa a legenda, também se filiou a um partido. Até o momento a reportagem não conseguiu confirmar em qual sigla a parlamentar ingressou.

Ganhou

O PSB do pré-candidato a prefeito de Goiânia, Vanderlan Cardoso conseguiu atrair um parlamentar. Fábio Lima. O partido que tinha dois vereadores, agora tem três.

O PSD que não possuía nenhum vereador agora tem dois. Fábio Caixeta que deixou o PMN ingressou no PSD, juntamente com Paulo Magalhães.

Confira todas as mudanças

Milton Mercêz- Estava sem partido filiou-se ao PRP.

Cida Garcêz- Estava sem partido, definiu legenda, mas a reportagem não conseguiu confirmar.

Zander Fábio- Saiu do PSL e se filiou ao PEN.

Jorge Hugo- Deixou o PSL e foi para o PR.

Antônio Uchôa- Saiu do PSL, se filiou no PMN.

Fábio Lima- Estava sem partido e ingressou no PSB.

Fábio Caixeta- Saiu do PMN e foi para o PSD

Paulo Magalhães- Deixou o SDD e se filiou no PSD

Paulo Borges- Saiu do PMDB e foi para o PR

Izídio Alves- Deixou o PMDB e ingressou no PR

Mizair Lemes Júnior- Saiu do PMDB e se filiou no PR

Denício Trindade- Deixou o PMDB e se filiou no SDD

Suplente

Eudes Vigor- Saiu do PMDB e ingressou no PSDB.

Leia mais sobre o assunto

Presidente do PMDB afirma que partido será oposição ao prefeito na Câmara