{nomultithumb}
Além de trazer fatos do cotidiano, bastidores e opiniões na área político administrativa, este blog também tem como característica apresentar, discutir e refletir fatos históricos. Próxima terça-feira (1º) é feriado.
Muitos conhecem a data como: O Dia do Trabalhador, outros o Dia do Trabalho ou ainda Dia Internacional dos Trabalhadores. É muito comum ouvirmos estas expressões, mas qual delas é a correta para fazer referência ao dia 1º de maio?
Contexto Histórico
Para explicarmos com qual expressão é correta, precisamos voltar ao século XIX. Naquela época a Revolução Industrial que se iniciou no século anterior, se por um lado aumentou a produção de bens, por outro houve uma precarização do trabalho.
Naquele período era comum que trabalhadores fossem colocados sob condições degradantes, com jornadas superiores a 12 horas por dia, sem direito a um dia de folga, com salários baixos. Havia insegurança e insalubridade extrema na atividade laboral.
Trabalhadores foram se organizando para combater as situações degradantes citadas acima. Em 1º de maio de 1886, em Chicago, nos Estados Unidos, milhares de operários saíram às ruas. Houve uma greve generalizada.
Foi reivindicada a redução na jornada de 14 para 8 horas diárias, além de outras cobranças. A paralisação durou dias e culminou na morte de vários trabalhadores.
1º de Maio de fato passou a ser marcado como feriado em 1919, na França, após a jornada de oito horas diárias ter sido instituída por lei. Em seguida, esse dia transformou-se em feriado também na Rússia, no ano de 1920.
Brasil
No Brasil as primeiras manifestações trabalhistas começaram na última década do século XIX. Já nas primeiras décadas do século XX, protestos ocorriam com a aglomeração dos trabalhadores em locais importantes das grandes cidades brasileiras. Um exemplo foi a greve de 1917.
1º de maio passou a ser considerado feriado no Brasil em 1924, durante o governo de Artur Bernardes. No governo de Getúlio Vargas a celebração ganhou importância por conta da bandeira político administrativa daquele período.
Vargas utilizava-se dessa data para divulgar as obras do governo que eram voltadas para as classes trabalhadoras, das quais se destacam o decreto da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), salário-mínimo e férias remuneradas.
Nos dias atuais, organizações de trabalhadores como Centrais Sindicais, Associações e diversos outros segmentos realizam diversos atos país afora.
Resposta
Além do Brasil é feriado no dia 1º de maio, em locais como: Portugal, Rússia, Espanha, França e Japão. No total são cerca de 80 países que consideram e celebram o Dia do Trabalhador.