27 de novembro de 2024
Publicado em • atualizado em 13/06/2018 às 14:36

Promotores tentam suspensão da tarifa de tratamento de esgoto da Saneago

Promotora Maria Cristina de Miranda ao lado do promotor Rômulo de Paula explicam ação movida contra SANEAGO
Promotora Maria Cristina de Miranda ao lado do promotor Rômulo de Paula explicam ação movida contra SANEAGO

O pedido da ação movida pelo Ministério Público de Goiás é baseado em um laudo da Política Técnico Científica da secretaria de Segurança Pública feito em outubro de 2017 e março de 2018. O documento informa que o DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), da água que a Estação de Tratamento de Esgoto da SANEAGO despeja no Ribeirão João Leite, é de 38% quando deveria ser, segundo a legislação, de 60%.

Veja o laudo da perícia criminal

Baseado nesta avaliação, o ministério público  solicita à Justiça que suspenda a tarifa cobrada pela empresa, equivalente a 20% da conta, dos 75% de consumidores que têm o afastamento e tratamento de esgoto na conta.

Segundo a promotora Maria Cristina de Miranda, o Ministério Público de Goiás, considera que “o tratamento de esgoto é ineficiente, inadequado”.

A promotora informou que a ação solicita que o Judiciário condene a empresa de saneamento ao ressarcimento do valor cobrado dos consumidores nos últimos cinco anos, em dobro, em Goiânia. “Acredito que seja na própria conta de água”, informou a promotora ao explicar sobre a possível devolução pedida à Justiça.

O presidente da SANEAGO, Jalles Fontoura, no plenário da Câmara Municipal de Goiânia, afirmou que “essa é uma ação que não ajuda e não contribui”. A empresa prometeu, na manhã desta quarta, 13, detalhar a resposta à ação em entrevista coletiva.

A ação do Ministério Público também foi assinada pelos promotores do Núcleo de Defesa do Consumidor, Rômulo de Paula e Marisia Sobral.

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .