Dois projetos contemplados pelo Edital de Arte e Criação em Goiás da Lei Federal Paulo Gustavo, com apoio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) terão inscrições abertas para formação cultural a partir de agosto. O projeto “Pop-up em Cena”, traz laboratórios de criação para o teatro de formas animadas, além de uma residência artística com o objetivo de criação de um exercício cênico, e o Projeto Buracão da Arte oferece oficinas de Capoeira Angola e Samba Chula. Ambas iniciativas são gratuitas.
O “Pop-up em Cena” é gerido pelas produtoras Jambo&Jambú (GO) e Yuri Gami (SP) e possui três laboratórios: Livros Pop-Ups na cena de Teatro de Animação, com orientação de Liana Yuri (SP); Corpo e voz na cena de Teatro de Animação, com orientação de Milton Aires (GO); e Escritas dramatúrgicas na cena de Teatro de Animação, com orientação de Daniel Viana (SP).
Nesta experiência, os livros interativos, também conhecidos como Pop-up, se apresentam como um dispositivo dramatúrgico, abrindo para possibilidades de jogos relacionais entre atores/atrizes, objetos de cena e o espaço, assim como a conexão com outras linguagens artísticas e as novas tecnologias. O formato traz perspectivas de pesquisas acerca das formas contemporâneas do Teatro de Animação.
A programação é dedicada à pesquisa, experimentação e criação cênica, e acontecerá por três semanas, ao longo do mês de agosto, entre os dias 13 e 31, sempre de terça à sexta-feira, das 18h às 21h, e aos sábados das 9h às 12h, na Oficina Cultural Geppetto, no Setor Pedro Ludovico.
Além dos laboratórios, está prevista uma aula-espetáculo, seguida de conversa aberta com público, e uma ação de contrapartida de mediação de leitura para crianças. As inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira (9). Podem participar pessoas com idade a partir de 16 anos, com experiência ou não, além de educadores e artistas de diferentes linguagens.
Já o Projeto Buracão da Arte oferece oficinas de Capoeira Angola e Samba Chula totalmente gratuitas, que serão ministradas ao longo do segundo semestre deste ano. O Grupo Só Angola vai oferecer gratuitamente 120 vagas para oficinas de capoeira e samba chula, que são patrimônios imateriais da humanidade.
As aulas acontecerão entre agosto e janeiro de 2025. Este projeto tem a produção do Grupo Só Angola, dos Angoleiros do Samba Chula e Balaio Produções. A aula inaugural acontece no próximo sábado (10), às 19h, na sede do Grupo Só Angola, no setor Recanto das Minas Gerais, em Goiânia. As inscrições podem ser feitas pelo formulário no link da bio do Grupo Só Angola no Instagram @so.angola ou diretamente pelo link: https://forms.gle/dmupwjxCCfATz36o7